A Firefly Aerospace Segue em Frente com a Ideia de Realizar Lançamentos do seu Foguete Alpha a Partir de Wallops e da Suécia
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Crédito: Firefly Aerospace
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Renderização de um foguete Alpha
decolando de Esrange. Em colaboração com a SSC, a Firefly está pronta
para se tornar a primeira empresa dos EUA a lançar satélites da Europa
continental. |
No dia de ontem (28/01), o portal SpaceNews noticiou que a Firefly Aerospace espera começar a lançar seu Foguete Alpha a partir de locais de lançamento na Virgínia e na Suécia a partir de 2026, para ajudar a empresa a evitar a crescente congestão nos locais de lançamento na Flórida e na Califórnia.
De acordo com a nota do portal, a Firefly anunciou planos em junho de 2024 para começar a lançar seu foguete Alpha de uma plataforma existente no Mid-Atlantic Regional Spaceport, na Virgínia, usada pelo foguete Antares da Northrop Grumman, além de uma nova plataforma no Esrange Space Centre, na Suécia. Até o momento, o foguete foi lançado apenas da Base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia.
Falando na reunião anual da Global Spaceport Alliance em 27 de janeiro, Adam Oakes, vice-presidente de veículos de lançamento da Firefly, confirmou que a empresa está prosseguindo com esses planos, citando a necessidade de evitar a congestão em Vandenberg e na Estação da Força Espacial de Cape Canaveral, na Flórida.
“Há um engarrafamento e coisas básicas como o clima vão ser o maior obstáculo”, disse ele, destacando a experiência da empresa em Vandenberg.
Ele se concentrou na parceria com o Esrange para desenvolver uma capacidade de lançamento do Alpha lá, dizendo que essa era a parceira ideal para estabelecer um local de lançamento fora dos Estados Unidos. “O Esrange basicamente fez tudo pela comunidade científica no espaço, exceto um foguete orbital”, afirmou, mencionando os mais de 600 lançamentos de foguetes-sonda realizados lá, além da experiência com estações terrestres.
“Foi a parceria perfeita e a oportunidade mais fácil entre todas as opções disponíveis”, concluiu.
Oakes disse que a Firefly planeja cinco lançamentos do Alpha em 2025, todos a partir de Vandenberg. A empresa já realizou cinco lançamentos do Alpha até hoje, desde o lançamento inaugural fracassado em 2021. O veículo foi lançado mais recentemente em julho de 2024, colocando um conjunto de cubesats patrocinados pela NASA em órbita.
“Será um ano movimentado para a Firefly em 2026”, afirmou, embora não tenha projetado uma taxa específica de lançamentos. A Firefly estará trabalhando com o Esrange para completar o local de lançamento do Alpha lá, com o objetivo de realizar o primeiro lançamento até o final de 2026 ou início de 2027. A empresa também espera o primeiro lançamento do Alpha a partir de Wallops no primeiro trimestre de 2026.
Um dos temas discutidos na reunião foi melhorar a interoperabilidade dos veículos de lançamento entre os locais de lançamento em diferentes países. Isso tem sido tradicionalmente difícil, mesmo dentro de um mesmo país, já que os locais de lançamento otimizam as instalações para um cliente específico.
“Queremos atrair os operadores, então queremos tornar esses locais o mais atraentes possível para eles”, disse Paul Cremins, chefe de voo espacial no Departamento de Transportes do Reino Unido. Do ponto de vista das empresas de lançamento, ele afirmou que, “se você está investindo muito dinheiro nessas plataformas e em tudo o mais, você não vai compartilhar com seus rivais”.
Ele mencionou que vê algumas oportunidades para permitir que os veículos usem centros espaciais em diferentes países, desde o reconhecimento das licenças de lançamento de outros países até a simplificação de processos, como aprovações ambientais, em casos onde um veículo precisa de licenças de lançamento de múltiplos países, como um foguete americano lançando da Europa. “Acho que podemos alcançar algumas vitórias rápidas na redução dessa carga regulatória”, disse.
Oakes afirmou que a Firefly continua trabalhando nas questões regulatórias para os lançamentos a partir de Esrange. “A parte regulatória pode realmente atrasar você, se você deixar”, disse ele. “Temos muita documentação em andamento. Ainda não estamos totalmente prontos, mas as coisas estão se movendo na direção certa.”
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