A SpaceX Adiou o Sétimo Voo Teste da Espaçonave Starship Para Essa Quinta-Feira (16/01)
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: SpaceX
No dia de hoje (15/01), o portal Space Daily informou que a SpaceX de Elon Musk adiou nessa quarta-feira (15) o mais recente teste de voo orbital do Starship, o colossal foguete protótipo que a empresa espera que ajude os humanos a colonizar Marte.
"Devido ao clima, agora estamos mirando na quinta-feira, 16 de janeiro, para o sétimo teste de voo do Starship", disse a empresa no X.
Uma janela de lançamento de 60 minutos da Starbase da empresa em Boca Chica, Texas, será aberta às 16h, horário central (2200 GMT), informou a SpaceX.
Outra janela de lançamento será aberta no mesmo horário na sexta-feira, disse a Administração Federal de Aviação (FAA) em um novo aviso.
Os entusiastas do espaço estarão ansiosos para ver se a SpaceX conseguirá replicar a impressionante façanha de pegar o booster de primeira fase Super Heavy nos braços "chopstick" da torre de lançamento durante a descida, aproximadamente sete minutos após a decolagem.
A manobra foi realizada com sucesso em outubro, mas não durante o voo seguinte em novembro, quando o presidente eleito Donald Trump se juntou a Musk, um aliado político importante, para assistir ao teste pessoalmente.
O Super Heavy, em vez disso, fez um aterrissagem mais discreta no Golfo do México.
Desta vez, a SpaceX anunciou que implementou "atualizações de hardware na torre de lançamento e captura para aumentar a confiabilidade da captura do booster", incluindo melhorias nas proteções dos sensores dos chopsticks, que foram danificados durante o lançamento, causando a desviação do booster para o mar.
O Starship também passou por vários refinamentos de design. Sua última versão agora tem 123 metros de altura, ligeiramente mais alta que as versões anteriores e cerca de 30 metros mais alta que a Estátua da Liberdade.
As atualizações incluem um sistema de propulsão do estágio superior redesenhado, capaz de carregar 25% mais propelente, junto com modificações nas aletas dianteiras.
As aletas foram reduzidas em tamanho e reposicionadas para reduzir sua exposição ao calor intenso durante a reentrada atmosférica.
Pela primeira vez, o Starship vai lançar uma carga útil: 10 simuladores Starlink, comparáveis em tamanho e peso aos satélites de internet da empresa.
Tanto os simuladores quanto o estágio superior do Starship devem cair no Oceano Índico cerca de uma hora após o lançamento.
Apostando no Starship
A SpaceX já domina o mercado de lançamentos orbitais com seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy, que atendem clientes comerciais, a NASA e o Pentágono.
Mas a empresa deixou claro que vê o Starship como seu futuro, com a diretora de operações Gwynne Shotwell indicando recentemente que ele sucederá os foguetes Falcon por volta da virada da próxima década.
Projetado para ser totalmente reutilizável, os voos de teste do Starship atualmente custam cerca de US$ 90 milhões, de acordo com o grupo de análise Payload Research, embora Musk tenha expressado confiança em reduzir esse valor para até US$ 10 milhões por lançamento.
Os primeiros três voos de teste terminaram em explosões dramáticas, resultando na perda dos veículos. No entanto, a SpaceX tem rapidamente iterado em seu design, refletindo sua filosofia de "falhar rápido, aprender rápido".
Musk tem como objetivo aumentar drasticamente a frequência dos testes, solicitando permissão à FAA para realizar 25 lançamentos em 2025.
A FAA está atualmente realizando reuniões públicas sobre o assunto. Críticos acusam a empresa de causar danos ambientais, incluindo a interrupção de áreas ecologicamente sensíveis nas proximidades e alegadas violações das regulamentações de águas residuais no local de lançamento.
Mas, com Musk agora fazendo parte do círculo interno de Trump, o bilionário pode encontrar um cenário regulatório mais favorável sob a administração que está por vir.
Caso os nossos entusiastas queiram acompanhar ao vivo o lançamento deste trambolho espacial recomendamos que assistam através do link abaixo, no 'Canal HOMEM NO ESPAÇO', do nosso amigo Junior Miranda.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário