ESA Concede Contrato de 900 Milhões de Dólares a 'Thales Alenia Space' Para o Desenvolvimento do Módulo de Pouso Lunar Argonaut
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Thales Alenia Space / E. Briot
No dia de ontem (30/01), o portal SpaceNews noticiou que a empresa 'Thales Alenia Space' havia anunciou, ontem (30), um contrato no valor de quase 900 milhões de dólares para desenvolver e entregar o Lunar Descent Element (LDE) para o Modulo de Carga Argonaut da Agência Espacial Europeia (ESA), que está programado para missões à Lua a partir da década de 2030.
De acordo com a nota do portal, o contrato inclui o design da missão e a integração do LDE, que será responsável por transportar e pousar a nave na Lua. O LDE será acompanhado por um elemento de interface adaptável projetado para suportar uma ampla variedade de cargas e experimentos científicos.
A Thales Alenia Space, uma joint venture entre a francesa Thales e a italiana Leonardo, afirmou que a primeira missão do Argonaut deverá entregar cargas de navegação e telecomunicações, juntamente com um sistema de geração e armazenamento de energia, apoiando a exploração comercial europeia do polo sul lunar.
A Agência Espacial Europeia também está posicionando o Argonaut, que tem capacidade de aproximadamente duas toneladas métricas de carga, como um possível ativo para futuras missões lunares Artemis da NASA.
“Este novo elemento do programa Artemis facilitará missões de exploração lunar de longa duração e será crucial para aumentar a autonomia europeia na exploração lunar,” afirmou o CEO da Thales Alenia Space, Hervé Derrey.
Crédito: Agência Espacial Europeia
Como parte do Artemis, a NASA orientou, no ano passado, a SpaceX e a Blue Origin a desenvolver variantes de carga de seus módulos de pouso humano (HLS), capazes de transportar pelo menos 12 toneladas métricas até a superfície lunar. Isso supera amplamente a capacidade do Argonaut e também excede as capacidades dos menores módulos de pouso robóticos que atualmente entregam cargas de demonstração científica e tecnológica no âmbito do programa Commercial Lunar Payload Services da NASA.
A Thales Alenia Space enfatizou a versatilidade do Argonaut, com uma interface projetada para apoiar uma ampla gama de missões. De acordo com a empresa, o módulo de pouso pode transportar suprimentos para astronautas, implantar rovers, hospedar demonstrações tecnológicas, apoiar a utilização de recursos lunares e acomodar um telescópio ou estação de energia.
Embora a Thales Alenia Space seja a contratada principal para o desenvolvimento do LDE, a responsabilidade geral da missão, incluindo a integração de cargas e operações do LDE, será determinada por meio de um processo de aquisição separado no futuro.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário