O 'Satélite Adebaran-1' (Cubesat) da UFMA, Passa Pelos Seus Últimos Testes no LIT/INPE, Antes de Seu Lançamento

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Vocês se lembram do Satélite Aldebaran-1 (Cubesat) que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB)?
 
Imagem: UFMA
Concepção artística do Cubesat Aldebaran-1.

Pois bem, este pequeno Cubesat se encontra atualmente no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde passa pelos últimos testes antes de seu lançamento, previsto para este ano.
 
Fotos: Octávio Bogarim (Startup Epic of Sun)


Desenvolvido e construído pela UFMA, o Aldebaran-1 tem uma missão de grande importância: oferecer um sistema de satélites para o resgate de pequenas embarcações em alto-mar — uma iniciativa verdadeiramente inovadora no Brasil e de enorme potencial para a segurança marítima.
 
Sabemos que o setor espacial brasileiro enfrenta inúmeros desafios que dificultam o desenvolvimento do país nessa área. Nesse cenário, as dificuldades, obstáculos e imprevistos enfrentados pela equipe da UFMA certamente foram muitos, até o alcance desse novo patamar.
 
Por isso, o BS não poderia deixar de parabenizar publicamente os professores Carlos Brito Júnior, Luís Cláudio de O. Silva e José de Ribamar Braga pelo excelente trabalho realizado, assim como reconhecer a dedicação dos alunos que se empenharam nessa jornada.
 
Avante Aldebaran-1
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários