A SpaceX Pretende Testar Melhorias no Veículo e Implantação de Carga Útil no Próximo Voo da Starship

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: SpaceX
A SpaceX tem testado o veículo Starship para o Voo 7, que agora possui uma licença da FAA para um lançamento esperado para janeiro.
 
No dia de ontem (04/01), o portal SpaceNews noticiou que a SpaceX planeja testar várias melhorias em seu trambolho espacial Starship no próximo voo de teste, agendado para o dia 10 de janeiro, ou o mais breve possível, além de realizar a primeira implantação de carga útil a partir dele.
 
De acordo com a nota do portal, a SpaceX delineou seus planos para o sétimo voo de teste do veículo Starship/Super Heavy em uma declaração emitida em 3 de janeiro. A empresa confirmou os comentários anteriores de que o voo seria o primeiro de uma atualização de bloco da etapa superior da Starship.
 
“O próximo teste de voo lançará uma nave de nova geração com melhorias significativas, tentará o primeiro teste de implantação de carga útil da Starship, realizará vários experimentos de reentrada voltados para a captura e reutilização da nave, além de lançar e devolver o foguete Super Heavy”, afirmou a empresa.
 
Entre as melhorias da Starship estão alterações no design da aba frontal para reduzir o aquecimento, bem como tanques de propulsor expandidos com 25% mais volume em relação ao design anterior. O veículo também incorpora uma "reformulação completa" de seus sistemas de aviação, com novos computadores, antenas e sistema de distribuição de energia.
 
Outras mudanças envolvem o sistema de proteção térmica do veículo, com azulejos da "última geração" e uma camada abaixo que proporcionará proteção no caso de azulejos danificados ou ausentes. Alguns azulejos serão removidos de forma deliberada para testar áreas vulneráveis, enquanto o veículo testará algumas opções de azulejos metálicos, alguns incorporando resfriamento a água. Essas e outras mudanças visam preparar o veículo para futuros voos, nos quais a SpaceX tentará pousar a etapa superior da Starship de volta ao local de lançamento.
 
O foguete Super Heavy para a missão será o primeiro a usar componentes anteriormente voados, um único motor Raptor que foi utilizado no quinto voo de teste da Starship/Super Heavy em outubro. Esse voo foi marcado pelo retorno bem-sucedido e "captura" do foguete no local de lançamento. A SpaceX afirmou que tentará outra captura do Super Heavy no próximo lançamento.
 
A etapa superior da Starship seguirá um perfil suborbital, como em vários voos recentes, com uma aterrissagem no Oceano Índico. No entanto, enquanto estiver no espaço, a Starship realizará sua primeira implantação de carga útil, liberando 10 "simuladores Starlink", semelhantes em massa e tamanho aos satélites Starlink de próxima geração. Esses simuladores de massa não permanecerão em órbita, reentrando em trajetórias suborbitais semelhantes às da Starship.
 
Implantar os satélites Starlink "V3", como a SpaceX os chama, será uma das principais utilidades da Starship quando começar os voos orbitais. "Com capacidade de carga útil incomparável e total reutilização, a Starship será capaz de implantar nossos satélites Starlink V3 mais avançados, revolucionando a conectividade global", disse a SpaceX em um recente "Relatório de Progresso 2024" sobre o Starlink.
 
Os satélites Starlink V3, pesando cerca de duas toneladas cada e projetados especificamente para lançamento na Starship, terão cada um capacidade de downlink de um terabit por segundo, 10 vezes a dos satélites Starlink V2 Mini atualmente lançados pela SpaceX, e capacidade de uplink de 160 gigabits por segundo, 24 vezes a dos satélites V2 Mini, de acordo com o relatório. Cada satélite V3 também terá quase quatro terabits por segundo de capacidade de backhaul usando links de radiofrequência e laser.
 
A SpaceX, em sua declaração sobre o próximo voo da Starship, não forneceu uma data de lançamento. No entanto, restrições de espaço aéreo foram publicadas para oportunidades de lançamento diárias de 10 a 16 de janeiro. Esses lançamentos ocorreriam no final da tarde, exceto para um lançamento pela manhã no dia 11 de janeiro.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários