A 'Sonda Parker Solar Probe' da NASA Relata Status Saudável Após Encontro Solar

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de hoje (03/01), o portal Space Daily noticiou que Oito dias após sua aproximação recorde da superfície do Sol em 24 de dezembro de 2024, a Sonda Parker Solar Probe da NASA confirmou que os sistemas da espaçonave e seus instrumentos científicos estão saudáveis e operando normalmente, incluindo a coleta de dados científicos enquanto a sonda se aproximava de nossa estrela.
 
De acordo com a nota do portal, quebrando seu recorde anterior ao voar a apenas 6 milhões de quilômetros acima da superfície do Sol, a Parker Solar Probe percorreu a atmosfera solar a 700.000 quilômetros por hora - mais rápido do que qualquer objeto feito pelo homem já se moveu. Um tom de sinal, recebido no centro de operações da missão no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins (APL) em Laurel, Maryland, no final da noite de quinta-feira, 26 de dezembro, confirmou que a espaçonave havia passado pelo encontro com segurança.
 
A telemetria (ou dados operacionais) que a APL começou a receber em 1º de janeiro forneceu mais detalhes sobre o status de operação e a condição da espaçonave. Mostrou, por exemplo, que a Parker executou os comandos programados em seus computadores de voo antes da sobrevoada, e que seus instrumentos científicos estavam operacionais durante o próprio sobrevoo.
 
A transmissão de telemetria, através da Rede de Espaço Profundo da NASA, continua até quinta-feira. A transmissão de dados científicos começará no final deste mês, quando a espaçonave e sua antena mais poderosa estiverem em uma melhor posição em relação à Terra para transmitir a uma maior taxa de dados. Os próximos dois sobrevoos próximos do Sol, com aproximadamente a mesma distância e velocidade, ocorrerão em 22 de março e 19 de junho.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários