INPE Revela: Sol Está 'Cochilando'

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena matéria publicada hoje (07/02) no site do jornal “O VALE”, destacando que segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o Sol está “cochilando’.

Duda Falcão

REGIÃO

INPE Revela: Sol Está 'Cochilando'

Pesquisadores do Vale estão entre os primeiros do mundo a identificar
redução da atividade solar por meio da contagem de manchas

Xandu Alves
São José dos Campos
February 7, 2014 - 07:11


Estrela central do nosso sistema solar, o Sol resolveu tirar um cochilo. A metáfora serve para explicar um fenômeno que tem intrigado cientistas em todo o mundo.

Trata-se da redução da atividade solar medida por meio da contagem de manchas solares, observadas por telescópios e satélites.

Pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que tem sede em São José dos Campos, estão entre os cientistas que primeiro identificaram o fenômeno no mundo.

Eles observaram que o número de manchas solares começou a reduzir quando deveria entrar um período de crescimento.

Ciclo

Segundo Luís Eduardo Antunes Vieira, pesquisador da Divisão de Geofísica Espacial do INPE, o Sol tem um ciclo de atividades que dura, em média, 11 anos.

No período, a estrela oscila maior e menor atividade, o que vem sendo registrado há 400 anos. Porém, o que se vê atualmente é um ciclo de baixa atividade solar semelhante ao registrado há 100 anos, quando houve um frio intenso na Europa --não há registro do hemisfério sul.

"Isso mostra quão pouco ainda sabemos sobre o Sol", admite Vieira. "A amplitude máxima da atividade solar está diminuindo, e as influências disso ainda têm que ser melhor estudadas. Temos a chance."

Maunder

Cientistas acham que o Sol pode entrar num período conhecido como 'Mínimo de Maunder', evento ocorrido no século 17. Trata-se de uma queda da atividade solar acompanhada de invernos intensos na Terra.  O período ficou conhecido como "pequena era do gelo".

Vieira disse que a queda atual da atividade solar não explica o frio intenso nos Estados Unidos e o calor no Brasil. "É preciso décadas para avaliar esse impacto."

SAIBA MAIS

Cochilo

O sol entrou num período de baixa atividade, medida pela quantidade de manchas na superfície da estrela, o que está intrigando cientistas em todo o mundo

Fenômeno

Pesquisadores do INPE estão entre os primeiros que identificaram o fenômeno no mundo

Mínimo de Maunder

Nome dado à redução solar ocorrida no século 17 acompanhada de invernos rigorosos

Estudos

A baixa atividade solar permite estudos mais amplos da estrela, ainda pouco entendida


Fonte: Site do Jornal “O VALE” – 07/02/2014

Comentários

  1. "Estrela central do nosso sistema solar, o Sol ..."

    Sério que um jornal publicou isso?

    Ou será que Júpiter conseguiu entrar em fusão e ainda não ficamos sabendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrsrs. Pois é Rodrigo, publicou sim, mas enfim...

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário