AEB Garante Lançamento de Satélite Construído Por Alunos de Escola Municipal de Ubatuba (SP)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (20/02) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que a agência garantiu o lançamento do satélite construído por alunos de Escola Municipal de Ubatuba (SP).

Duda Falcão

AEB Garante Lançamento de Satélite
Construído Por Alunos de Escola Municipal

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)


Brasília 20 de Fevereiro de 2014 - A Agência Espacial Brasileira (AEB) cobrirá os custos de lançamento do pequeno satélite construído por alunos da Escola Municipal Tancredo Almeida Neves, de Ubatuba (SP). A instituição também arcará com as despesas de cinco membros do Projeto UbatubaSat para que acompanhem o lançamento do satélite no exterior bem como da instalação em Ubatuba de uma estação para recepção dos dados que ele enviar.

A informação foi dada nesta terça-feira (18) pelo diretor de Administração e Planejamento da AEB, José Iram, que representou o presidente da Agência, José Raimundo Coelho, na solenidade de lançamento do documentário Projeto UbatubaSat – Uma Jornada de Conhecimento, em Ubatuba, que conta a trajetória da concepção e montagem do satélite.

Para realizar o projeto de educação científica, o professor de matemática, Cândido Oswaldo de Moura, que liderou os estudantes da quinta série, buscou o apoio e a orientação de especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos (SP).  Os alunos fizeram várias visitas à instituição acompanhando as atividades desenvolvidas no Laboratório de Integração e Testes (LIT) e na Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE).

Além da trajetória do projeto, o documentário mostra as visitas do grupo de estudantes à agência espacial norte-americana, NASA, à empresa Interorbital, nos Estados Unidos, e à cidade japonesa de Nagoya, onde tiveram um artigo científico aceito em congresso aeroespacial.

O evento de lançamento do documentário também teve a participação do astronauta brasileiro, Marcos Pontes, do prefeito de Ubatuba, Maurício Morozimado, e do pesquisador do INPE, Walter Abrahão dos Santos, que liderou uma equipe de especialistas do Instituto.



Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Não faz nada mais do que a sua obrigação, obrigação está não cumprida em relação a tantos outros projetos tão importantes quanto. Os méritos aqui são todos do grupo liderado por esse fantástico e exemplar educador, Prof. Cândido Moura, que por iniciativa própria, competência e total dedicação ao seu projeto, mostra que, quem quer, sempre encontra uma forma de resolver as suas dificuldades. Ou alguém consegue visualizar a AEB liderando uma iniciativa como esta e obtendo os mesmos resultados e o mesmo reconhecimento internacional alcançados pelo grupo do Prof. Cândido? Veja como exemplo os eventos de CanSat e Foguetemodelismo que foram lançados pela agência e cancelados pouco tempo depois sem qualquer justificativa a opinião pública. Ora leitor, faça-me uma garapa. Logo logo a Dilma irá aparecer nessa história. Aproveito para parabenizar o Prof. Cândido, aos seus alunos e professores participantes do projeto e ao INPE pelo apoio dado a essa iniciativa.

Comentários