PEB - Um Programa Espacial de Brinquedo

Olá leitor!

Quando criei o Blog BRAZILIAN SPACE em 30 de abril de 2009 não tinha qualquer expectativa de que o mesmo viesse alcançar a notoriedade que alcançou, já que o havia criado como um hobby, pois queria ocupar meu tempo vago (gerado por estar desempregado) com algo que me desse prazer de falar, de debater e de divulgar.

Ora, após quase cinco anos online o Blog BRAZILIAN SPACE superou todas as minhas expectativas, sendo hoje talvez o único endereço na interrnet que apresenta aos seus leitores se não a verdade verdadeira sobre a atual situação do PEB e das atividades espaciais do país, pelo menos a verdade que pode ser apresentada por alguém que não faz parte do setor espacial.

O blog é um espaço livre onde qualquer leitor, de qualquer raça, religião, ideologia política (se é que existe isso no Brasil) ou mesmo alienígena, pode e é estimulado a expor as suas opiniões, desde que o faça com educação, mas também devo dizer que a cada dia que passa o blog perde a sua razão de existir. O blog continua falando e debatendo o que chamamos de PEB, mas que na realidade não passa de um Programa Espacial de Brinquedo movido por perspectivas fantasiosas divulgadas na mídia por seus lideres protagonistas, e por conta disso o prazer que sentia na edição desse trabalho não existe mais.

Programa espacial leitor é coisa muito séria, custosa, cheia de riscos econômicos, tecnológicos e humanos e extremamente estratégico para qualquer nação do mundo, sendo que por conta disso exige extremo compromisso por parte de seu realizadores.  Como exemplo citamos duas nações que vem desenvolvendo as suas atividades espaciais de forma vigorosa nos últimos dez anos, ou seja, a Suécia e o Irã.

Trago abaixo dois vídeos que exemplificam como se faz de verdade um programa espacial, não vendendo fantasias como faz o Sr. José Raimundo Braga Coelho e o Ministro Marco Antônio Raupp, mas apresentando resultados fruto do trabalho serio e compromissado de seus protagonistas na Suécia e no Irã.

O primeiro vídeo é promocional e divulga as atividades e infraestrutura atuais e futuras do “Spaceport Sweden em Kiruna na Suécia, que é visto como sendo a futura porta de entrada da Europa ao espaço e as viagens espaciais.


Já o segundo vídeo que nos foi enviado pelo líder da empresa “Edge of Space”, Eng. José Miraglia (ao qual eu agradeço publicamente), trata-se do vídeo de uma das missões iranianas que lançou ao espaço recentemente um macaquinho.


Vale lembrar que há dez anos, ou seja, metade da idade que a AEB comemorou dia 10/02 senhor José Raimundo, o Programa Espacial Iraniano era quase inexistente se comparado com o brasileiro.

Duda Falcão

Comentários

  1. Que diferenca faz aqueles que poem em pratica daqueles que somente discursam. O nosso discurso ja tem levado mais de 50 anos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário