ACS Assina Contrato de Serviços de Lançamento Com o Instituto Von Karman

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena nota postada dia (28/01) no site da mal engenhada empresa Alcântara Cyclone Space (ACS) informando que esta empresa assinou contrato de serviços de lançamento com o Instituto Von Karman.

Duda Falcão

Notícias

Alcântara Cyclone Space Assina
Contrato de Serviços de Lançamento
Com o Instituto Von Karman

28/01/2014


No dia 27 de janeiro de 2014, a Alcântara Cyclone Space (ACS) e o Instituto Von Karman (VKI) assinaram um contrato de serviços de lançamento para o Projeto QB50, co-financiado pela Comissão Européia ao abrigo do 7º Programa. O contrato foi assinado pelo Diretor Geral ucraniano da ACS, Oleksandr Serdyuk, e por Jean Muylaert, Diretor do VKI.

O QB50 injetará na órbita baixa uma combinação de 50 duplos e triplos satélites tipo Cubesat para a ciência atmosférica e demonstração em órbita de tecnológicas espaciais.

A missão, conduzida por um consórcio internacional de parceiros, irá facilitar o acesso ao espaço para fins educacionais, tecnológicos e científicos envolvendo a comunidade mundial de satélites tipo Cubesat. O lançamento está previsto para 2016.

Em 28 de janeiro de 2014, o contrato para o serviço de lançamento foi oficialmente anunciado para a comunidade QB50 durante o 7º Workshop realizado nas dependências da VKI, com a presença de Florence Béroud, representante da Comissão Européia.



Fonte: Site da Alcântara Cyclone Space (ACS)

Comentário: Lamentável caro leitor, mais ta aí a notícia que deve está sendo comemorada pelos que defendem esse acordo absurdo. Mas a verdade é que contrato para lançar satélites de verdade até agora nada, e é aquela coisa, quem não tem cão, caça com gato.

Comentários

  1. Bom, é só fazer as contas: 50 Cubesats duplos a 2 kg cada, são 100 kg. Supondo alguns triplos, vamos aumentar o peso da carga útil para 150 kg. Juntando os artefatos de proteção e de desengate, vamos dobrar e ficar nos 300 kg.

    Ora, para essa "missão", a carga útil do VLS, que é de 380 kg, é mais que suficiente.

    Dependendo da altitude da órbita e do peso final da carga útil, até os 200 kg previstos para o VLM seriam suficientes.

    Realmente esse "governo" não dá a mínima nem para os projetos realmente nacionais e muito menos para os profissionais que neles atuam. Eu teria vergonha se estivesse nessa situação.

    O próximo passo desse "governo", deve ser construir uma base de lançamento de mísseis em Cuba para permitir ao Fidel invadir a Flórida...

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário