Painel Discute Desafios Para Gestão da Água

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/02) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que painel discutirá no INPE desafios para gestão da água.

Duda Falcão

Painel Discute Desafios Para Gestão da Água

Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Diferentes aspectos da governança da água estarão em debate no dia 11 de março durante o "International Expert Panel on Global Challenges of Water Governance", promovido pela Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

O tema é dos mais relevantes, considerando a atual realidade do sudeste brasileiro que enfrenta um verão atípico, com o nível dos reservatórios cada vez mais baixos. Serão abordados os impactos das mudanças climáticas globais sobre a disponibilidade da água, monitoramento fluvial, gestão de áreas úmidas e de águas na Amazônia, entre outros assuntos.

O painel deve aproximar o conhecimento da comunidade científica das necessidades dos gestores e tomadores de decisão para a definição de novas metas, linhas de pesquisa e fomento para a melhoria na governança dos recursos hídricos.

Entre os palestrantes, destacam-se José Galizia Tundisi e Carlos Nobre.  Tundisi é o atual secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia do município de São Carlos e também presidente do Instituto Internacional de Ecologia e ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nobre, que atua como secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi coordenador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Centro de Ciências do Sistema Terrestre (CCST) do INPE.

Também participa do evento Américo Sampaio, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), empresa que fornece água para 363 municípios, atingindo 27,9 milhões de pessoas.

Pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), INPE, Universidade da Geórgia e Universidade de Nebraska também farão parte do painel.

Segundo os organizadores, José Luiz Stech e Igor Ogashawara, da DSR/INPE, “o evento irá trazer benefícios não só para a comunidade científica mas para toda a comunidade, uma vez que existe uma carência em pesquisas de qualidade e quantidade de água, que são temas que afetam diretamente a população”. Os organizadores ainda destacam a presença do representante da SABESP devido ao acordo de cooperação desta companhia com a FAPESP para apoiar projetos de pesquisa na área de saneamento, possibilitando assim a seleção de linhas de pesquisa para chamadas futuras da parceria.

A programação completa e outras informações sobre o evento estão na página http://www.dsr.inpe.br/hidrosfera/waterpanel/.


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários