AEB Completa 20 Anos e Homenageia Servidores

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (10/02) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que a Agência homenageou 24 servidores durante o evento que comemorou seus 20 anos de fundação.

Duda Falcão

AEB Completa 20 Anos e
Homenageia Servidores

CCS/AEB


Brasília, 10 de fevereiro de 2014 – A solenidade em comemoração pelos 20 anos de atividades da Agência Espacial Brasileira (AEB), realizada nesta segunda-feira (10), em Brasília (DF), teve como destaques a homenagem prestada a 24 servidores, que completaram mais de nove anos de trabalhos prestados à instituição, e o lançamento pelos Correios de selo alusivo a data.

O evento, presidido pelo presidente da AEB, José Raimundo Coelho, teve a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação em exercício, Luiz Antônio Elias, dos ex-presidentes da Agência, Sérgio Maurício Gaudenzi, Mucio Roberto Dias e Carlos Ganen, da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, do diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Perondi, representantes do setor aero industrial e diversas outras autoridades civis e militares.

Em sua fala o presidente Raimundo Coelho fez um balanço do Programa Espacial Brasileiro e do papel desempenhado pela AEB para que ele atingisse o patamar em que se encontra. Destacou que, sem dúvida, foi “o esforço e a dedicação dos seus funcionários o fator primordial para que isso ocorresse nestes 20 anos”.

Um balanço das atividades e programas desenvolvidos pela AEB foi apresentado pelos diretores Carlos Alberto Gurgel, de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, e Petrônio Noronha de Souza, de Política Espacial e Investimentos Estratégicos.

Concurso – O ministro em exercício Luiz Elias, abriu sua fala informando a aprovação pelo Ministério do Planejamento do concurso para a formação de um quadro de funcionários para a AEB. O concurso deve ser realizado ainda neste primeiro semestre.

Ele também falou da importância do programa espacial, destacando o fundamental entrosamento entre todos os atores envolvidos e a importante participação da iniciativa privada. “Foi isso que nos permitiu chegar ao plano atual e é a consolidação e o fortalecimento dessa aliança que continuará impulsionando o programa espacial do país”, frisou Elias.



Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Fiquei sabendo de uma notícia agora a pouco que me deixou furioso, e assim sendo não vou me alongar em meu comentário sobre essa palhaçada protagonizada pela AEB, justamente para evitar o risco de ser injusto com quem não merece. Entretanto, só o fato da aprovação pelo Ministério do Planejamento de um concurso (que ainda nem se realizou) para a formação de um quadro de funcionários para à AEB 20 anos após a sua criação, demonstra o quanto é seria essa iniciativa. Caro leitor isso deve ser um fato inédito e deveria ser citado e registrado nesses livros e programas de TV e rádio que falam sobre coisas esquisitas. A AEB é uma piada, nunca funcionou direito desde a sua criação, sempre dificultando ainda mais a realização de projetos (quando deveria ajudá-los), com inúmeras queixas de profissionais do setor pela sua ineficiência, sendo este evento uma indecência onde todos protagonistas e brasileiros de verdade deveriam ter vergonha de participar. Lamentável!

Comentários

  1. A AEB não passa de um cabide empregos como muitos outros órgãos públicos.

    Se pudéssemos ter acesso a formação acadêmica dos servidores/comissionados lotados naquele órgão constataríamos que a maioria, se não todos, não tem perfil (nem competência) para atuar numa agência com função que a AEB tem. Daí vem tal ineficiência.

    Mas diga-nos, que notícia te deixou tão furioso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!

      Tens razão em suas colocações. Agora quanto a sua pergunta eu infelizmente não posso divulgar, mas em breve deverá ser divulgado oficialmente. É só aguardar. Frustrante.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Eu aposto que se deve tratar do atraso do lancamento do motor foguete L5...

      Mas como neste governo do PT temos mais de um escandalo por dia, nao duvido que essa coisa que te frustra venha de qualquer outra direcao. Acho que permanecerei aqui fora Duda. Enfim.

      Excluir
    3. Será que vão cancelar o VLS-1?

      #medo

      Excluir
    4. Olá Rodrigo!

      Não creio, acho que eles continuarão estimulando essa fantasia (através da mídia) ainda por um bom tempo, até que deixe de ser interessante. É mais provável que o próprio COMAER cancele o projeto, caso cheguem a conclusão que o projeto não é mais viável tecnologicamente. De minha parte o VLS-1 já é um projeto condenado.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    5. Caro Israel!

      Espero que reconsidere a sua decisão, entretanto acredito que você deva saber o que é melhor para você, mas tenho que concordar que o Brasil não estimula ninguém sério a ficar nessa terra de ninguém, e se fosse mais jovem optaria também por ir embora. Boa sorte amigo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Isso já deu o que tinha que dar, melhor arquivar: 20 anos, nenhum veículo lançado, 21 pessoas mortas.

    ResponderExcluir
  3. Como eu já havia mencionado em vários outros comentários, um "programa espacial" cujas principais notícias são "eventos comemorativos" de toda ordem, não pode ser chamado de programa espacial.

    Basta fazer uma passagem rápida aqui no blog mesmo pesquisando artigos sobre o nosso programa espacial, e constatar que a maior parte trata-se de comemorações, aniversários de fundações, transmissões de comando, troca de ministro, culminando com essa pérola de comemorar 20 anos de existência de um órgão que além de inviável devido à nossa organização (na verdade falta de) é também inoperante. E apesar de não possuir funcionários, tanto que só agora vai abrir concurso para tal, consegue prestar homenagem a 24 "servidores".

    É um absurdo atrás do outro. Mas com certeza, esses 24 e mais um monte de servidores com emprego garantido às nossas custas, estão muito satisfeitos com essa situação toda. Afinal, é o sonho de muitos: um bom salário para não fazer absolutamente nada.

    Esse é o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Marcos
      Você pontuou muito bem a questão. Só eventos comemorativos (vc esqueceu de mencionar as visitas) mas realizações mesmo que é bom, nada. Isso é um forte indicativo de que as "autoridades" do PEB não teem compromisso com resultado. O PEB tornou-se um faz de conta. Mudança já !!

      Excluir
  4. Fui otimista...

    O VLS? Agora que esta prestes a ser lancado...

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso, lá fora, somos incluídos na lista de países "emergentes" que aumentaram investimentos na área espacial, uma piada: http://rt.com/news/global-space-spending-shrinks-001/

    ResponderExcluir

Postar um comentário