AEB Recebe Proposta Para Experimento em Microgravidade Até Março

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (20/02) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que a agência estará recebendo propostas para o Programa Microgravidade até o mês de Março.

Duda Falcão

AEB Recebe Proposta Para Experimento
em Microgravidade Até Março

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)


Brasília, 20 de fevereiro de 2014 A Agência Espacial Brasileira (AEB) recebe até o próximo dia 17 de março propostas de experimentos em ambientes de microgravidade no âmbito do 4º Anúncio de Oportunidades (AO) do Programa de Microgravidade.

O Anuncio prevê a realização de três lançamentos do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30) com experimentos selecionados entre 2014 e 2016.

Após o voo, deve ser enviado pelo proponente à AEB um relatório detalhado do evento, descrevendo seus objetivos científicos e tecnológicos; o funcionamento do experimento antes e durante o voo; sua performance; a análise dos resultados e conclusões.

Os resultados do experimento poderão ser divulgados pela AEB de forma aberta à comunidade científica, identificando sempre os autores e as organizações envolvidas na sua realização.

O objetivo do Programa Microgravidade, criado em 1998, é disponibilizar ambientes de imponderabilidade aparente, comumente chamado de microgravidade, para a comunidade técnico-científica nacional, provendo meios de acesso e suporte técnico para a viabilização de experiências que necessitem dessa ambientação.

A condução de experimentos em tal circunstância permite o melhor entendimento e o posterior aperfeiçoamento no solo de processos físicos, químicos e biológicos. Por meio de voos em foguetes suborbitais nacionais é possível criar um ambiente de microgravidade por cerca de até seis minutos.

O gerenciamento das atividades relacionadas ao AO é de responsabilidade da AEB e tem a colaboração do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), de São José dos Campos (SP), e da comunidade acadêmica nacional pertencente aos cursos de engenharia aeroespacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

  1. Boa tarde Duda,

    Você sabe se estes experimentos serão realizados dentro do ambiente propiciado pelo módulo SARA Suborbital?

    Atenciosamente,
    Everton Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dia Everton!

      Respondendo a sua pergunta não. Na verdade os experimentos serão alojados numa plataforma alemã fornecida pelo DLR e lançada através de foguetes VSB-30. O Sara Suborbital foi concebido para ser lançado por foguetes VS-40, tá ok?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário