Cooperação Espacial Brasil-Alemanha

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia sobre a Cooperação Espacial Brasil-Alemanha postada ontem (19/02) pelo companheiro André Mileski em seu blog “Panorama Espacial”.

Duda Falcão

Cooperação Brasil - Alemanha

André M. Mileski
19/02/2014

Entre os dias 13 e 23 de outubro de 2013, uma comitiva do governo brasileiro, chefiada pelo Major-Brigadeiro José Euclides da Silva Gonçalves, diretor do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, esteve na Alemanha para discussões e busca de oportunidades envolvendo as bases industriais do Brasil e do país europeu. Algumas das discussões envolveram parcerias no campo espacial.

A comitiva visitou instalações do Centro Aeroespacial Alemão (DLR, sigla em alemão) em Berlim e Bremen, onde pode conhecer tecnologias relacionadas a sensores de alta resolução espectral, na área visível e infravermelha da radiação eletromagnética, bem como processamento de dados de imagem em tempo real. Foi discutida a possibilidade de intensificar o intercâmbio de atividades do DLR com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), de São José dos Campos (SP), além de possibilidades em satélites de observação relacionadas ao Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), do Ministério da Defesa. O DCTA e o DLR cooperam há mais de quarenta anos, com importantes projetos em foguetes de sondagem, tecnologias de reentrada atmosférica e no VLM.

O roteiro de visitas também incluiu a empresa OHB-System, que tem sede em Bremen e integra alguns dos programas de satélites chaves da Europa e Alemanha, como o sistema de navegação Galileo e os satélites de observação SAR-Lupe (do Ministério da Defesa alemão), entre outros.

A OHB informou o MD sobre seu interesse em buscar fornecedores de componentes qualificados, havendo possibilidade para indústrias brasileiras, como a Opto Eletrônica, a Fibraforte e a Mectron. Na área de satélites, foram citadas ainda possíveis colaborações com a Bradar (antiga Orbisat), o DCTA e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Outra empresa visitada foi a divisão alemã da Astrium (hoje, Airbus Defence & Space), líder no setor espacial na Europa, com capacitações em todos segmentos (satélites, sondas, missões tripuladas, serviços e veículos de lançamento). Foram mencionadas possibilidades de parcerias com a Visiona Tecnologia Espacial e Opto Eletrônica, além de veículos lançadores.


Fonte: Blog Panorama Espacial - http://panoramaespacial.blogspot.com.br/

Comentário:  Bem leitor, avalio essa notícia trazida a nós pelo companheiro André Mileski como sendo boa e que traz alguma esperança. Vale dizer que das duas únicas cooperações espaciais do Brasil com outras nações que apresentaram resultados significativos, esta é em minha opinião a mais exitosa delas, já que a outra com a China não possibilitou ao Brasil ainda desenvolver completamente um satélite do porte e tipo do CBERS, enquanto a parceria com os alemães possibilitou ao Brasil o desenvolvimento de uma família de foguetes de sondagem de reconhecimento internacional, além do desenvolvimento de outras tecnologias associadas a foguetes e objetos espaciais. Tenho ouvido de alguns pesquisadores da área que a esperança deles agora gira em tordo das oportunidades geradas pelo PESE e que a AEB já é história devido a sua politização, sendo a única esperança este programa que faz parte da Estratégia Nacional de Defesa e está diretamente ligado as ações do MD/COMAER. Particularmente eu não participo dessa crença, já que o MD/COMAER são como o MCTI/AEB órgãos executores e não decisórios, estando ai o grande problema. As pessoas precisam entender que não se faz nada sem dinheiro mesmo tendo a maior das boas intenções e um bom planejamento, principalmente um Programa Espacial. Em resumo, qualquer plano espacial que venha surgir no Brasil, seja chamado de PNAE, PESE ou qualquer outro nome, se não houver apoio político, econômico e comprometimento da Presidência da República e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) não tem a menor chance de dar resultado. Enfim...

Comentários