Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) Recebe Inscrições

Olá leitor!

Segue agora uma nota postada hoje (06/02) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que a 17ª edição da “Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)” já está recebendo inscrições.

Duda Falcão

Olimpíada Brasileira de Astronomia
e Astronáutica Recebe Inscrições

06/02/2014 - 13:21

A 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) vai acontecer no dia 16 de maio e as inscrições para escolas ainda não participantes já estão abertas. Os alunos mais bem classificados vão poder participar de eventos científicos como as olimpíadas internacional e latino-americana da área, além das jornadas Espacial e de Foguetes e do Space Camp.

Podem participar da OBA estudantes que estejam em qualquer ano do ensino fundamental ou médio matriculados em escolas públicas e particulares. As instituições de ensino que não participaram de edições anteriores podem se inscrever pelo site da iniciativa ou por meio das fichas de cadastros enviadas a todas as escolas. O prazo vai até 16 de março e as provas acontecem em fase única nas próprias escolas.

A olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do fundamental, e o quarto, para o ensino médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis. Ao todo, são distribuídas 33 mil medalhas, ou seja, cerca de 4% dos alunos recebem medalhas.

O exame é constituído de dez perguntas – sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. De acordo com o astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, o objetivo da olimpíada é levar a maior quantidade de informações sobre ciências espaciais para a sala de aula, além de despertar o interesse nos jovens por essas disciplinas.

Sem Rivalidade

Canalle ressalta que a iniciativa não tem intenção de criar rivalidade entre escolas ou promover competição entre cidades ou estados: “Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”.

Os estudantes com melhor classificação, neste ano, vão integrar as equipes para representar o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2015. Os participantes da edição vão concorrer também a vagas nas jornadas espaciais e no Space Camp. Os alunos recebem, nesses encontros, material didático e assistem a palestras de especialistas.

Até hoje, a OBA conta com quase 6 milhões de participantes. Em 2013, a olimpíada distribuiu 34 mil medalhas e reuniu 775 mil alunos de aproximadamente 9 mil escolas de todas as regiões do Brasil, envolvendo quase 63 mil professores . “Nossa expectativa, este ano, é ultrapassar a marca de 1 milhão de participantes”, comenta Canalle.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI).


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários