Governo Federal Lança Edital Para CEMADEN em São José dos Campos (SP)

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (11/02) no site do jornal “O VALE” destacando que o Governo Federal lançou edital para CEMADEN em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

REGIÃO

Governo Federal Lança edital Para
CEMADEN em São José Saiba Mais

Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais
será construído em área do Parque Tecnológico

São José dos Campos
February 11, 2014 - 04:22

Foto: Divulgação
Sala do CEMADEN

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação publicou ontem edital para contratação de empresa de engenharia para elaboração do projeto executivo da sede do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) em São José dos Campos.

O centro, que atualmente funciona no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Cachoeira Paulista, será transferido para o Parque Tecnológico de São José. De acordo com projeto assinado pelo prefeito Carlinhos Almeida (PT), a prefeitura irá doar uma área de 57 mil metros quadrados no parque construção da sede.

Segundo a publicação, a abertura dos envelopes irá acontecer no dia 20 de fevereiro. Com o projeto elaborado, a próxima fase será a licitação para escolha da empresa que irá tocar as obras da nova sede.

Depois de iniciada, a expectativa é de conclusão da obra em dois anos.

Custo

O governo federal irá custear os gastos com a sede em São José dos Campos. A expectativa é que as obras e a compra de equipamentos para os laboratórios custem R$ 50 milhões aos cofres da União. No ano passado, a prefeitura já havia assinado um protocolo de intenções com o ministério adiantando os termos do acordo.

À época, as intenções do ministro Marco Antonio Raupp eram de transferir os serviços do CEMADEN para o Parque Tecnológico mesmo ocupando uma sede provisória, o que não aconteceu.

Abrangência

Atualmente, aproximadamente 300 cidades em todo o país são atendidas pelo sistema de monitoramento do CEMADEN.

Seis municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte estão nessa lista, como Campos do Jordão, cidades do litoral e São José dos Campos.

Criação

O Centro foi criado em 2011, após uma catástrofe ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro durante o verão de 2010.

À época, o desastre resultou em mais de 900 mortes por causa das chuvas, alagamentos e deslizamentos de terra nas encostas.

O CENAMEN  tem como principal função justamente monitorar áreas de risco das cidades cobertas, alertando sobre o risco de novas catástrofes por causas naturais.

As operações foram iniciadas em dezembro de 2011 e sistema funciona em regime de plantão, 24 horas por dia.

O CEMADEN também dados de estações de órgãos em outras regiões do país.

SAIBA MAIS

Licitação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação publicou edital para contratação da empresa que irá elaborar o projeto da nova sede do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que funcionará no Parque Tecnológico de São José dos Campos

Investimento

A sede será custeada com recursos do Governo Federal e deverá custar R$ 50 milhões entre obras e aquisição de equipamentos. A expectativa do ministério é de que a obra dure dois anos

Área

O Centro irá funcionar em uma área de 57 mil metros quadrados no Parque Tecnológico que será cedida pela prefeitura de São José para a construção da nova sede.


Fonte: Site do jornal “O VALE” - 11/02/2014

Comentários