Exposição Sobre Eclipse Solar Fica em Minas Gerais Até Maio

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/02) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, informando que a Exposição Sobre Eclipse Solar ficará em Minas Gerais até Maio.

Duda Falcão

Exposição Sobre Eclipse Solar
Fica em Minas Gerais Até Maio

Ascom do Mast


Brasília, 21 de Fevereiro de 2014 A partir desta sexta-feira (21) a exposição itinerante O Eclipse e o Presidente está aberta ao público em Itajubá (MG), no saguão da Biblioteca Mauá (BIM) no campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).  Organizada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro, a mostra pode ser vista de segunda a domingo, das 8 às 22h, até 25 de maio próximo. A entrada é franca.

Inaugurada em outubro de 2013, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília (DF), a exposição aborda o eclipse total do Sol que ocorreu em 10 de outubro de 1912, em Passa Quatro (MG), trazendo ao público uma pequena amostra da vasta e rica documentação produzida por ocasião do fenômeno.

A mostra, que foi concebida com base no trabalho de pesquisa da historiadora Christina Barbosa, da Coordenação de História da Ciência do Mast, pretende ressaltar o eclipse ocorrido há mais de um século e, por meio dele, examinar e divulgar conteúdos científicos e históricos relativos à observação de eclipses do Sol e à História da Astronomia no Brasil, e contribuir para a construção da memória científica nacional junto às novas gerações.

Em 1912 o eclipse solar pôs em alerta muitos observatórios do mundo ocidental. O Brasil era um dos locais privilegiados para a sua observação. Por isso, várias instituições enviaram expedições ao país, agitando também a imprensa local e a população das cidades onde os astrônomos montaram seus acampamentos.

Vieram acompanhar o fenômeno pesquisadores da Inglaterra, França, Argentina e Chile. Os observatórios Nacional, do Rio de Janeiro, e de São Paulo (hoje, pertencente à USP) também organizaram equipes para as observações.

A exposição tem a parceria do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e apoio da Unifei e da prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Outras informações sobre a exposição, incluindo horários com monitoria, podem ser obtidas pelo e-mail eclipse@lna.br.



Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários