CPTEC/INPE Promove Curso Sobre Microfísica de Nuvens

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (03/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o CPTEC/INPE promoverá “Curso Sobre Microfísica de Nuvens”.

Duda Falcão

CPTEC/INPE Promove Curso
Sobre Microfísica de Nuvens

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2014

Estão abertas as inscrições ao curso sobre microfísica de nuvens, que será realizado de 19 a 28 de fevereiro no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cachoeira Paulista (SP).

O evento faz parte do ciclo de cursos avançados dos processos físicos do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM, na sigla em inglês).

O ciclo abrange mais sete cursos, todos direcionados a parametrizações físicas, como microfísica de nuvens, camada limite planetária, radiação, química-aerossóis, processos de superfície, dentre outros, com financiamento do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) e apoio da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) e dos centros de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e de Ciência do Sistema Terrestre (CCST/INPE).

Todos os cursos do ciclo têm como objetivo proporcionar as bases teóricas e algoritmos das parametrizações dos processos físicos dos modelos de sistema terrestre.

As aulas desse primeiro curso serão teóricas e práticas, divididas em nível básico (19 a 21/2) e avançado (24 a 28/2), e ministradas por pesquisadores do CPTEC/INPE, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos Estados Unidos (NCAR, na sigla em inglês).

A programação e o link para as inscrições estão disponíveis no site:


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários