Novo Concurso de Design, Denominado 'Project Hyperion', Está Convidando Submissões Para o Design de Uma Nave Espacial Interestelar Tripulada
Prezados leitores e leitoras do BS!
(Créditos da imagem: 3000ad/Getty Images)
No dia de ontem (05/11), o portal Space.Com informou que um novo concurso de design, chamado Project Hyperion, está convidando submissões para o design de uma nave espacial interestelar tripulada, do tipo geracional.
A tecnologia humana nos permitiu expandir o alcance de nossa curiosidade além dos limites de nosso planeta natal e para o sistema solar. Mas não é difícil imaginar que, um dia, os humanos queiram se aventurar mais longe, talvez em direção a uma estrela em nossa vizinhança galáctica que possa hospedar um mundo rochoso e aquoso, não muito diferente da Terra.
Chegar lá, no entanto, é complicado. Mesmo que a tecnologia humana alcance um ponto no futuro próximo em que possamos criar um sistema de propulsão capaz de levar uma nave a até 10% da velocidade da luz (o que é ordens de magnitude mais rápido do que o que é possível atualmente), uma jornada até uma estrela próxima que possa hospedar um mundo potencialmente habitável poderia levar décadas ou centenas de anos, no melhor dos cenários. Dadas essas limitações, diversos cientistas e autores de ficção científica têm ponderado sobre a viabilidade de algo chamado "nave geracional". Uma nave geracional é uma nave espacial hipotética capaz de sustentar habitantes humanos por várias gerações enquanto fazem a vasta jornada até um sistema estelar próximo.
Agora, um novo concurso de design, chamado Project Hyperion, está convocando submissões para o design de uma nave espacial geracional tripulada interstelar. O projeto faz parte de um estudo que visa fornecer uma avaliação da viabilidade do voo interstelar tripulado utilizando as tecnologias atuais e de curto prazo, e espera informar futuras pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias, além de conscientizar o público sobre a logística e o potencial da viagem interestelar.
Em vez de focar no design do sistema de propulsão ou na estrutura da nave, os pesquisadores estão especificamente interessados em responder a uma questão: qual seria a arquitetura ideal de um habitat espacial e o sistema social para uma jornada dessas?
Para o concurso, uma equipe de pelo menos um designer de arquitetura, um engenheiro e um cientista social será encarregada de projetar o habitat de uma nave geracional, incluindo sua arquitetura e sistema de organização social.
As Restrições às Quais as Inscrições Devem Atender São as Seguintes:
* A duração da missão hipotética é de 250 anos terrestres, do lançamento à chegada ao destino.
* O destino alvo é um planeta rochoso com um ecossistema artificial criado por uma sonda precursora.
* A nave geracional/habitat gera gravidade equivalente à da Terra por meio de rotação.
* O habitat fornecerá condições atmosféricas semelhantes às da Terra.
* O habitat deve proteger seus habitantes da radiação e impactos possíveis.
* A nave deve acomodar entre 1000 e 1500 pessoas ao longo de toda a duração da viagem.
Quais são alguns fatores que os designers devem considerar? Embora nenhum ser humano tenha passado tanto tempo no espaço, autores de ficção científica têm explorado quais tipos de desafios esse tipo de projeto poderia enfrentar. Além disso, seres humanos já vivem e trabalham no espaço há algum tempo. O que aprendemos até agora?
Privacidade: Como o design da nave garantirá que os habitantes possam ter privacidade, dado que estarão confinados a uma nave com centenas de pessoas?
Saúde mental: Como o design do habitat poderá imitar o ambiente natural da Terra
Resolução de conflitos: Como o design do habitat minimiza potenciais conflitos e como o sistema social lidará com comportamentos antiéticos?
Intimidade: Como o design da nave permitirá a intimidade entre os habitantes?
Hierarquia social: Como os papéis sociais serão alocados e/ou impostos?
Conexão com a Terra: Como os habitantes manterão sua conexão com a Terra?
Os projetos serão avaliados com base em suas considerações arquitetônicas, como o funcionamento do espaço habitável para os habitantes, bem como suas propriedades estéticas. Também serão avaliados com base nos detalhes técnicos, como a maneira como as necessidades físicas essenciais dos habitantes serão atendidas (ex.: alimentação, água, reciclagem de resíduos). E, por fim, serão avaliados com base no planejamento social, como o sistema de valores culturais adotado pela sociedade e como esse sistema mitiga problemas que a sociedade provavelmente enfrentará.
Para mais informações sobre os requisitos específicos do concurso e o cronograma do concurso, você pode encontrá-los em ProjectHyperion.org.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário