A China Realizou Com Sucesso o Teste de Separação da Carenagem do Foguete de Missão Tripulada à Lua
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: CALT
Metades da carenagem de carga útil ao lado de um artigo de teste estrutural após um teste de separação de carenagem para o foguete da série Long March 10. |
No dia de ontem (202/11), o portal Space News noticiou que a China deu mais um passo em direção aos seus objetivos lunares tripulados ao realizar com sucesso o teste de separação da carenagem para sua série de foguetes Long March 10 para a Lua.
De acordo com a nota do portal, o teste de separação da carenagem foi realizado recentemente, de acordo com uma declaração de 20 de novembro da Academia de Tecnologia de Veículos de Lançamento da China (CALT). A CALT é um importante desenvolvedor de foguetes sob a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), o principal contratante espacial do país.
Um curto clipe do teste de separação mostra a carenagem de 5,0 metros de diâmetro e 5,0 metros de altura — projetada para proteger a espaçonave da atmosfera durante a ascensão — caindo para revelar um artigo de teste estrutural.
O teste avaliou o design da carenagem, a estrutura de conexão, o plano de separação e a envelope máxima disponível, de acordo com a CALT. Todos os parâmetros testados atenderam aos requisitos de design.
A carenagem não tem uma forma cônica, semelhante a uma cápsula de nariz, como as carenagens típicas de espaçonaves. Isso ocorre porque a série Long March 10 foi projetada para lançar uma nova geração de espaçonaves tripuladas. Isso incluirá uma torre de escape e o módulo de retorno pode ficar exposto na ponta do lançador. Assim, a carenagem tem formato semelhante à usada pela espaçonave Orion. A CALT planeja testes estáticos e de vibração conjunta no futuro.
O teste de separação é um dos vários marcos necessários para deixar o Long March 10 pronto para o voo, com o primeiro lançamento atualmente previsto para 2026. Esse será um foguete de estágio único capaz de transportar a nova espaçonave — capaz de levar de 4 a 7 astronautas — até a estação espacial Tiangong em órbita baixa da Terra.
Uma variante adicional do Long March 10 contará com dois estágios adicionais como reforços laterais e será usado para lançar astronautas na configuração lunar "Mengzhou" da nova geração de espaçonaves e uma pilha de módulo lunar chamada Lanyue até a Lua. Isso exigirá dois lançamentos separados do Long March 10. Uma carenagem separada para lançamentos do Lanyue provavelmente está sendo preparada.
A China se comprometeu a alcançar o objetivo de enviar dois de seus astronautas à superfície lunar até 2030.
O Long March 10A para órbita baixa da Terra será capaz de transportar 14.200 quilos para LEO ao recuperar o primeiro estágio. A variante lunar do Long March 10 terá 92 metros de comprimento e será capaz de lançar 27 toneladas em órbita translunar.
A CALT realizou com sucesso um teste de ignição estática do primeiro estágio do Long March 10A em junho. O artigo de teste tinha três motores YF-100K de querosene e oxigênio líquido instalados em seu diâmetro de 5,0 metros. Um estágio completo do Long March 10 será alimentado por sete desses motores.
O Long March 10 é uma evolução do Long March 5, atualmente o maior e mais poderoso foguete da China. No entanto, o Long March 10 foi projetado para ser muito mais capaz e tornar as missões lunares tripuladas possíveis.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário