A Empresa Lunar Outpost Escolheu a Espaçonave Starship Para Entregar o Seu Rover Tripulado na Lua
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Crédito: Lunar Outpost
A Lunar Outpost revisou o design do rover Lunar Dawn que está desenvolvendo para a NASA após a saída da Lockheed Martin da equipe que trabalhava no projeto. |
No dia de ontem (21/11), o portal SpaceNews noticiou que a empresa Lunar Outpost selecionou o veículo Starship da SpaceX para transportar à Lua o Rover Artemis que está desenvolvendo para uso potencial pela NASA.
De acordo com a nota do portal, a empresa do Colorado anunciou no dia 21 de novembro que assinou um acordo com a SpaceX para que a Starship transporte o Rover Lunar Outpost Eagle para a Lua. As empresas não divulgaram o cronograma de lançamento nem outros detalhes do acordo.
A Lunar Outpost é uma das três empresas que venceram contratos da NASA em abril para a primeira fase do programa Lunar Terrain Vehicle (LTV), destinado ao desenvolvimento de um rover que possa ser utilizado nas futuras missões Artemis. Cada empresa recebeu um contrato de um ano para amadurecer o design de seus rovers por meio de uma revisão preliminar de design (PDR), e a agência escolherá posteriormente pelo menos uma dessas empresas para desenvolver o rover.
O programa LTV é estruturado como um contrato de serviços, com as empresas responsáveis por entregar o rover à Lua. Essas empresas poderão usar esses rovers comercialmente quando não forem necessários pela NASA.
Justin Cyrus, CEO da Lunar Outpost, disse em uma entrevista que a empresa escolheu a SpaceX após receber "excelentes respostas" de várias empresas. “A razão pela qual escolhemos a Starship é a maturação tecnológica deles, o ritmo com o qual se movem e a qualidade dessa organização,” afirmou. “É um veículo que acreditamos ser capaz de proporcionar um pouso confiável na superfície lunar, e sabemos que eles podem cumprir os prazos que precisamos.”
A Lunar Outpost projetou o rover para ser compatível com o maior número possível de sistemas de pouso potenciais, embora não tenha revelado outros veículos que sua empresa considerou junto com a Starship. “Precisamos que esse veículo seja compatível com vários provedores de módulos de pouso, para que tenhamos opções, flexibilidade e possamos avaliar o progresso técnico ao longo do tempo, garantindo que possamos reduzir os riscos do nosso caso comercial.”
A Lunar Outpost lidera uma equipe que inclui Leidos, MDA Space, Goodyear e General Motors, que está trabalhando no rover. A Leidos substituiu a Lockheed Martin em setembro como parceira da equipe “Lunar Dawn” depois que a Lunar Outpost não conseguiu chegar a um acordo sobre o papel da Lockheed Martin no projeto.
Essa equipe tem se dedicado a aprimorar o design do rover, incluindo testes recentes realizados com astronautas da NASA dirigindo um protótipo do rover para testar fatores humanos. “Aprendemos o que os astronautas realmente gostam e o que podemos melhorar,” disse Cyrus.
A primeira fase do contrato será concluída em cerca de seis meses com uma PDR. A NASA solicitará propostas da Lunar Outpost e das outras duas premiadas, Intuitive Machines e Venturi Astrolab, para a próxima fase, que envolve o desenvolvimento do rover e a compra de serviços.
Oficiais da NASA afirmaram que limitações orçamentárias provavelmente levarão a agência a escolher apenas uma empresa para essa próxima fase, embora Cyrus tenha dito que ele e outros na indústria estão incentivando a NASA a escolher várias empresas para fornecer redundância, como a agência fez em outros programas de serviços, como o Sistema de Pouso Humano.
“A NASA deveria escolher duas. Redundância dissimilar para algo tão crítico, acredito que seja a escolha certa,” afirmou.
A Lunar Outpost anunciou no dia 13 de novembro que levantou uma rodada de financiamento Series A, o valor da qual Cyrus disse que a empresa não divulgará por questões competitivas. Esse financiamento, afirmou ele, será destinado ao trabalho no Lunar Outpost Eagle.
A empresa, acrescentou, planeja continuar o trabalho no rover mesmo que não seja selecionada para a próxima fase do programa LTV da NASA, citando o interesse comercial de clientes potenciais. “Isso nos permite acelerar esses planos de forma bastante drástica,” disse ele sobre o financiamento. “Então, independentemente do que aconteça, vamos levar esse veículo à Lua com a Starship.”
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