O Motor do Segundo Estágio do Foguete Epsilon S (E-21) Japonês Falha em Teste Estático e a Explosão Preocupa a Agência Espacial do Japão (JAXA)

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Na noite de ontem (26/11), às 20h30 (horário de Brasília), foi realizado o teste de queima do motor estático do Foguete Japonês Epsilon S. Entretanto, um incidente ocorreu durante a segunda metade do teste de dois minutos, quando uma explosão foi claramente visível, com partes sendo arremessadas. O teste envolvia o motor do segundo estágio do pequeno foguete Epsilon S e foi considerado um fracasso pela JAXA.
 
De acordo com o que foi anunciado pelo noticiário da TV Asahi, no ano passado, um teste semelhante em Akita também resultou em explosão, tornando o local inutilizável. Desta vez, o teste foi realizado em Tanegashima, após a implementação de medidas como o isolamento térmico do dispositivo de ignição. Embora a causa exata ainda não tenha sido determinada, acredita-se que a pressão de queima tenha superado as previsões.
 
A JAXA descreve o Epsilon como um foguete que visa democratizar o acesso ao espaço. Apesar de uma falha no lançamento do primeiro foguete no ano passado, o modelo H3 já teve três lançamentos bem-sucedidos consecutivos. O Epsilon S é significativamente menor que o H3, com menos da metade de seu comprimento e utiliza combustível sólido, permitindo lançamentos mais econômicos.
 
 
Com a crescente demanda por satélites para comunicações e monitoramento climático, a JAXA busca expandir seu mercado com foguetes de baixo custo. O Epsilon S deverá lançar satélites comerciais diversos, incluindo um satélite de observação da Terra do Vietnã. A expectativa é que ele atenda à demanda crescente no mercado de lançamentos e fortaleça a competitividade internacional no setor.
 
Aproveitamos para agradecer a nossa leitora e apoiadora Aline Aquino pelo envio dessa notícia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários