O 'Foguete Vega C' Europeu Está Pronto Para Retornar ao Voo Com Um Dia de Atraso
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Crédito: ESA/CNES/Arianespace/Optique du vidéo du CSG–S. Martin
No dia de ontem (27/11), o portal SpaceNews noticiou que oficiais europeus afirmaram que o Foguete Vega C está pronto para o seu retorno ao voo na próxima semana, apesar de um problema técnico que atrasará o lançamento de um satélite de ciências da Terra em pelo menos um dia.
De acordo com a nota do portal, a Arianespace anunciou em 27 de novembro que o lançamento do Vega C, que levará a nave Sentinel-1C, será adiado de 3 de dezembro. O provedor de serviços de lançamento informou que seria necessário “realizar verificações e atividades preventivas adicionais” no foguete. A Arianespace estimou que o lançamento seria adiado em um dia, com uma nova data de lançamento sendo fornecida até 29 de novembro. O lançamento ocorrerá, independentemente do dia, às 16h20 (horário de Brasília), em uma janela de lançamento instantânea.
O anúncio ocorreu poucas horas antes de uma coletiva de imprensa previamente agendada pela Agência Espacial Europeia (ESA) sobre o lançamento. Durante a coletiva, representantes da Arianespace e da Avio, contratante principal da Vega C, deram poucos detalhes adicionais, mas sugeriram que os problemas que causaram o atraso eram menores.
“Não acho que haja muito o que elaborar”, disse Stéphane Israël, CEO da Arianespace, quando questionado sobre os detalhes do atraso. “Estamos falando de algo que, eu diria, tem consequências muito limitadas.”
“Quando vemos algo com o qual não estamos completamente satisfeitos, adoramos intervir e realizar mais verificações”, acrescentou Giulio Ranzo, CEO da Avio.
Ambos os executivos, junto com a ESA, expressaram confiança no Vega C em seu primeiro lançamento desde o fracasso ocorrido em dezembro de 2022, que foi atribuído ao estágio Zefiro-40. Isso levou ao redesenho da bocal do motor de combustível sólido e à realização de dois testes em solo, o segundo dos quais aconteceu em 3 de outubro, verificando o desempenho do novo projeto.
“Os dois testes que realizamos, juntamente com o trabalho da Agência Espacial Europeia, revelaram um desempenho muito bom do Zefiro-40 com o novo projeto”, disse Ranzo.
Tanto Israël quanto Ranzo observaram que uma “equipe de especialistas” revisou o design geral do Vega C enquanto o trabalho estava em andamento para o redesenho do motor Zefiro-40, verificando o desempenho de outros componentes do veículo. “Nós dedicamos tempo para aumentar a robustez no design e, mais importante, na fabricação do lançador ao longo dos últimos dois anos para garantir que ele será totalmente robusto e adequado para o voo”, afirmou Ranzo.
“Eles implementaram todas as recomendações à risca”, disse Toni Tolker-Nielsen, diretor de transporte espacial da ESA, sobre o trabalho da Avio no Vega C durante a coletiva.
O retorno ao voo do Vega C ocorre cinco meses após o lançamento inaugural do Ariane 6. Ambos são marcos importantes para encerrar a chamada "crise dos lançadores" na Europa, que forçou a ESA e a Comissão Europeia a recorrer à SpaceX para lançar várias naves de ciências e navegação desde o ano passado.
“Este é um passo importante para o acesso independente da Europa ao espaço, ou, digamos, para o restabelecimento desse acesso independente ao espaço”, disse Tolker-Nielsen. “É um passo muito importante para a Europa que possamos devolver o Vega C ao voo.”
A carga útil é crucial para a Europa. A nave Sentinel-1C, construída pela Thales Alenia Space, substituirá o satélite de radar Sentinel-1B, que apresentou falha quase três anos atrás e foi declarado perdido em agosto de 2022. Ela se unirá à nave Sentinel-1A, já existente, mas envelhecida, para fornecer imagens de radar para o Copernicus, o programa de observação da Terra gerido em conjunto pela ESA e pela Comissão Europeia.
“O lançamento do Sentinel-1C na próxima semana é de importância crucial”, disse Christoph Kautz, diretor de navegação por satélite e observação da Terra da Comissão Europeia. Ele chamou a família Sentinel-1 de “cavalo de trabalho” do Copernicus, observando que 150.000 produtos de dados usando dados do Sentinel-1 são publicados mensalmente.
Uma melhoria no Sentinel-1C, disse Simonetta Cheli, diretora de programas de observação da Terra da ESA, é a adição de uma carga útil do Sistema de Identificação Automática (AIS) na nave, que permitirá rastrear embarcações que transmitem sinais AIS, apoiando o uso das imagens de radar do Sentinel-1 para vigilância marítima.
Após o lançamento, Cheli afirmou que levará de três a seis meses para completar a comissionamento da nave antes de ela entrar em operações regulares. “Vamos tentar fazer isso o mais rápido possível, mas será no mínimo três meses”, afirmou.
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