CLBI Recebe Visita da Cônsul Geral dos EUA em Recife

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Fotos: CLBI, por ACS

No dia 13/11, o portal do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) noticiou que no dia 08 de novembro de 2024, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), subordinado ao DCTA, recebeu a visita de uma Comitiva Norte-Americana formada pela Cônsul Geral dos Estados Unidos da América (EUA), em Recife; Assessora Política e Econômica do Consulado Geral dos EUA, Sra. Joana Cavalcanti; Analista para Programas da Força Aérea na Embaixada dos EUA, Sr. Davi Hoerlle Santos; e pela Auxiliar do Adido na Embaixada dos EUA, Tenente-Coronel Angélica Cubillos Fonseca.
 
Pois é, entusiastas do espaço, mais uma oportunidade perdida, que acabou se transformando apenas em uma simples viagem turística para essas autoridades dos EUA. Este é um exemplo claro de como as coisas estão indo na direção errada, e como estamos desperdiçando um tempo precioso que talvez nunca mais seja recuperável.
 
Imaginem, amigos e amigas, como seria excelente se tivéssemos, nos Centros de Lançamento Espaciais do Brasil (CLBI e CLA), profissionais capacitados para realmente promover e vender o peixe, tornando autoridades com essas verdadeiras aliadas na busca por parcerias científicas e tecnológicas, e no fornecimento de serviços de lançamento para seus países. Infelizmente, em vez disso, vemos profissionais despreparados assumindo funções que não lhe cabem, sem o devido preparo ou visão mercadológica. E conseguimos fazer pior gente: estamos criando um cenário de completo desatino, como no caso da ALADA. Brazil, Zil Zil Zil.
 
De acordo com a nota do portal, a delegação foi recebida pelo Diretor do CLBI, Coronel Aviador Christiano Pereira Haag e pelo Vice-Diretor Ricardo Tavares Vieira. Após uma breve apresentação sobre a missão e os objetivos do CLBI, o Diretor e sua equipe guiaram os visitantes em um tour pelas instalações do Centro. Durante a visita, os representantes norte-americanos puderam conhecer o trabalho estratégico realizado pela unidade, que inclui o lançamento e rastreamento de foguetes, a telemetria e diversas atividades ligadas ao setor aeroespacial brasileiro. Puderam conhecer ainda o Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-e), projeto financiado pela Agência Espacial Brasileira, que possui o objetivo de vocacionar crianças e jovens a buscarem formação nas áreas científicas e tecnológicas.
 
 
A visita teve como principal objetivo conhecer o Centro de Lançamento e reforçar os laços de amizade entre o Brasil e os Estados Unidos. O Diretor do CLBI, Coronel Christiano, considerou o encontro "muito importante", destacando a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB) em prol do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Já a Cônsul dos EUA, Sra. May Baptista, expressou que “Foi muito especial visitar o Centro de Lançamento, conhecer todos pessoalmente e poder compartilhar informações sobre nossas iniciativas relativas à Diplomacia Espacial. Também foi incrível saber mais sobre as parcerias locais e internacionais, e de como podemos trabalhar em colaboração no Futuro. Temos muito orgulho da profunda e duradoura relação bilateral entre os Estados Unidos e o Centro de Lançamento, localizado no Rio Grande do Norte, desde 1965 como o lançamento do foguete Nike Apache.” disse.
 

O CLBI, localizado no Rio Grande do Norte, é o primeiro Centro de Lançamentos de Foguetes da América Latina. Ainda este ano ocorrerá a primeira fase da Operação Potiguar, que incluirá o lançamento do VS-30 V 15, marcando o reinício das atividades de lançamentos de veículos suborbitais no CLBI.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários