Espetacular: A Startup Alemã POLARIS Testa Com Sucesso em Voo o Seu 'Demonstrador de Voo MIRA II' Com o Motor Aerospike Linear LOX / Querosene
Prezados leitores e leitoras do BS!
Vocês já ouviram falar da startup aeroespacial alemã POLARIS Raumflugzeuge? Pois então, no dia de ontem (07/11) essa startup postou em sua página oficial no LinkedIn a seguinte nota abaixo:
Tradução:
CONSEGUIMOS!
POLARIS REALIZA A PRIMEIRA IGNIÇÃO EM VOO DE UM MOTOR DE FOGUETE AEROSPIKE LINEAR
Na tarde de terça-feira, 29 de outubro, escrevemos um pedaço da história aeroespacial: nosso mais recente demonstrador de voo MIRA II acendeu e operou com sucesso nosso motor aerospike linear LOX / querosene de 1 kN AS-1F em voo. Com isso, o MIRA II é agora o primeiro veículo aeroespacial a disparar um aerospike linear em vôo.
O voo histórico ocorreu no aeroporto de Peenemünde. O MIRA II rugiu em um céu nublado e enevoado sob o impulso da turbina e acendeu o aerospike sobre o Mar Báltico, a aproximadamente 3 quilômetros de distância da estação terrestre.
Por razões de segurança, decolamos com carga de propelente reduzida (massa de decolagem do veículo de 229 kg), limitamos o tempo de queima a 3 segundos neste primeiro voo de aerospike e operamos sob pressão de câmara reduzida. No entanto, o MIRA II experimentou uma aceleração de 4 m/s2, equivalente a 900 N de empuxo, ao mesmo tempo em que ganhava altitude.
Após o primeiro voo aerospike totalmente bem-sucedido, o MIRA II retornou ao aeroporto e pousou com segurança. O voo durou três minutos e meio no total, cobrindo uma distância de mais de 10 quilômetros.
Executamos o programa de testes de voo MIRA II em um ritmo incrível:
• 25 de outubro: Primeiro voo sob a energia da turbina
• 26 de outubro: Segundo voo sob turbina
• 27 de outubro: Terceiro voo sob turbina
• 28 de outubro: integração do sistema de propulsão Aerospike
• 29 de outubro por volta do meio-dia: Teste de rolagem Aerospike
• 29 de outubro à tarde: Primeiro voo aerospike
Estamos incrivelmente orgulhosos dessas conquistas e ansiosos pelo próximo conjunto de campanhas de voo, que ampliará gradualmente o alcance de operação do motor e o envelope de desempenho do veículo.
Enquanto nos preparamos para os próximos voos de aerospike com o MIRA II e sua irmã gêmea MIRA III, já estamos preparando o desenvolvimento do protótipo supersônico NOVA, que terá um comprimento de 7 a 8 metros e que nos levará (literalmente!) a novas alturas
Impulso total (aerospike) à frente!
Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que nos apoiaram nesses projetos de voo, incluindo Bundeswehr (German Federal Armed Forces), Aeroporto de Peenemünde e seu CEO Dr. Thomas Lamla, DFS Deutsche Flugsicherung, Ministério Federal de Digital e Transporte (BMDV), Autoridade de Aviação do Estado Federal de Bremen, HDI Global SE, ANCORA Versicherungs-Vermittlungs GmbH, Gabinete do Prof. Elmar Giemulla e Dr. van Schyndel, Bundesnetzagentur, ABEKING & RASMUSSEN Schiffs- und Yachtwerft SE, SGL Carbon, muitos mais ... e, claro, nossos investidores e toda a equipe POLARIS que fizeram um excelente trabalho!
É importante esclarecer que a POLARIS Raumflugzeuge está desenvolvendo um sistema inovador de lançamento espacial reutilizável e transporte hipersônico. Este avião espacial integra tecnologias avançadas de aeronaves e foguetes em um design único, projetado para oferecer versatilidade e eficiência. Sua abordagem multifuncional proporciona uma viabilidade econômica revolucionária, abrindo caminho para um acesso ao espaço mais frequente, acessível e seguro, transformando a forma como exploramos e utilizamos o espaço.
Concepção artística de um dos objetivos finais da POLARIS, o desenvolvimento do spaceplane leve Aurora. |
Avante POLARIS!
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