A Empresa Búlgura 'EnduroSat' Encomendou '100 Sistemas de Propulsão Elétrica' da Empresa Austríaca 'Enpulsion'
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: EnduroSat
O CEO da EnduroSat, Raycho Raychev (esquerda), discutindo missões comerciais e de exploração espacial em outubro com o Administrador da NASA, Bill Nelson. |
No dia de ontem (25/11), o portal SpaceNews noticiou que a empresa búlgara EnduroSat, especialista em em microsatélites, encomendou 100 sistemas de propulsão elétrica da Enpulsion, da Áustria, à medida que a demanda por espaçonaves maiores continua a crescer.
De acordo com a nota do portal, a EnduroSat constrói satélites começando a partir de uma estrutura padrão de cubesat de uma unidade (1U), medindo 10 centímetros de cada lado, “mas ultimamente não temos muita demanda por esses,” disse o porta-voz da empresa, Pavel Lozanov, em 25 de novembro.
Com a queda nos preços de lançamento ajudando a impulsionar a indústria para espaçonaves maiores e mais capazes, a empresa planeja incluir os propulsores como padrão para plataformas de satélites de 6U ou maiores.
“Estamos experimentando uma grande demanda por satélites maiores que utilizarão propulsores como base,” disse Lozanov por e-mail, “e queremos estar preparados e ser capazes de continuar a entregar infraestrutura espacial com prazos curtos.”
A propulsão a bordo prolonga a vida útil operacional de um satélite e permite que os operadores manobrem-no no espaço e realizem a desorbitação de forma segura quando a missão terminar.
O Balkan-2, parte da extensão Balkan da constelação de observação da Terra Copernicus da Europa, está programado para ser um dos primeiros satélites da EnduroSat a utilizar a tecnologia de Propulsão Elétrica de Emissão de Campo da Enpulsion.
Lozanov se recusou a fornecer detalhes financeiros sobre o contrato com a Enpulsion, mas afirmou que o cronograma de entrega é flexível, com base na demanda do cliente e na capacidade de fabricação do fornecedor de propulsão.
Os primeiros 30 sistemas de propulsão estão programados para entrega dentro dos próximos 12 meses, incluindo um lote inicial previsto para antes do final deste ano.
De acordo com a Enpulsion, mais de 200 de seus sistemas de propulsão estão atualmente no espaço.
A empresa búlgara, que tem oito anos, também afirmou que triplicou o tamanho de suas instalações este ano, para 4.000 metros quadrados, após o aumento da demanda por mobilidade espacial e tempos de produção mais rápidos.
A EnduroSat lançou seu primeiro satélite em 2018 e afirma que entregou mais de 60 espaçonaves até o momento.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário