NASA e CONIDA do Peru Estão Planejando Realizar Estudo Colaborativo Com Foguetes de Sondagem

Prezados leitores e leitoras do BS !
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de hoje (15/11), o portal Space Daily noticiou que a NASA e a Comissão Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial do Peru (CONIDA) deram passos importantes para iniciar uma possível campanha científica de longo prazo com foguetes no Peru.
 
De acordo com a nota do portal, as duas organizações formalizaram sua colaboração com a assinatura de um memorando de entendimento não vinculativo na quinta-feira. O acordo abrange treinamento de segurança, uma avaliação conjunta de viabilidade para a campanha proposta e assistência técnica para apoiar a CONIDA no lançamento de foguetes-sonda. Esses pequenos foguetes de baixo custo são utilizados em missões suborbitais para coletar dados científicos.
 
Pois é, pessoal, olhem só: nos primórdios do nosso ‘Patinho Feio’, uma parceria semelhante entre o Brasil e a NASA não só possibilitou a criação do então denominado Centro de Lançamento de Foguetes de Barreira do Inferno (CLFBI), mas também viabilizou o lançamento de diversos foguetes científicos norte-americanos a partir dessa base recém-criada pelos pioneiros do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Isso foi fundamental, na época, para o desenvolvimento do "Programa Apollo", que levou o homem à Lua. Esse marco também permitiu ao Brasil avançar significativamente nas suas próprias pesquisas espaciais. E agora, vemos os Estados Unidos estreitando laços com o Peru, e isso certamente poderá trazer benefícios significativos para o desenvolvimento das atividades espaciais neste país sul-americano a médio e longo prazo, mas para isso, os peruanos terão de conduzir com sapiência essa nova parceria.
 
"Estamos empolgados com a possibilidade de, mais uma vez, lançar foguetes-sonda do Peru", disse o administrador da NASA, Bill Nelson. "Este acordo fortalece nossa parceria internacional com o Peru e a pesquisa científica que realizamos devido à localização do país ao longo do equador magnético. Juntos, iremos mais longe."
 
O general de brigada Roberto Melgar Sheen, chefe da CONIDA, representou o Peru e assinou o acordo. O evento de assinatura contou com a presença do subsecretário de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA, Brian Nichols, da embaixadora dos EUA no Peru, Stephanie Syptak-Ramnath, além de outros oficiais peruanos. O anúncio coincidiu com a semana do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), que começou em 9 de novembro em Lima.
 
A visita de Nelson também destacou a importância da cooperação global na exploração espacial e reconheceu o compromisso do Peru ao aderir aos Acordos Artemis no início deste ano.
 
A história de colaboração da NASA com o Peru remonta às campanhas de foguetes-sonda realizadas no site de lançamento Punta Lobos da CONIDA em 1975 e 1983. Foguetes-sonda são vitais para missões suborbitais, pois fornecem dados essenciais sobre a atmosfera da Terra, o clima espacial e potenciais ferramentas para a exploração espacial mais profunda.
 
Coletar dados sobre a atmosfera da Terra e as interações solares é essencial para proteger infraestruturas críticas, tanto terrestres quanto espaciais, como redes de energia, sistemas de navegação e tecnologias de previsão do tempo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários