A Empresa Rocket Lab Realizou Dois Lançamentos em Menos de 24 Horas

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (26/11), o portal Space Daily noticiou que a empresa Rocket Lab USA, Inc. (Nasdaq: RKLB) alcançou um marco significativo ao completar sua 56ª missão Electron e colocar em órbita cinco satélites para a operadora francesa de constelação de Internet das Coisas (IoT), Kineis.
 
De acordo com a nota do portal, a missão, intitulada "Ice AIS Baby", foi lançada a partir do Complexo de Lançamento 1 da Rocket Lab em Mahia, na Nova Zelândia, às 16h55 do dia 25 de novembro (03h55 UTC). Os satélites foram implantados em uma órbita terrestre baixa de 643 km, marcando a 14ª missão da Rocket Lab em 2024 e a 56ª missão no total.
 
Essa operação elevou o número total de satélites implantados pela empresa para 203, consolidando o status do Electron como líder entre os veículos de lançamento pequeno. Notavelmente, esse lançamento ocorreu apenas 21 horas e 55 minutos após uma missão bem-sucedida realizada a partir do Complexo de Lançamento 2 na Virgínia, estabelecendo um novo recorde para a empresa de menor tempo de intervalo entre lançamentos.
 
O fundador e CEO da Rocket Lab, Sir Peter Beck, destacou a conquista: "Dois lançamentos bem-sucedidos em menos de 24 horas, realizados de plataformas em hemisférios diferentes. Isso é uma capacidade sem precedentes no mercado de lançamentos pequenos e algo do qual estamos imensamente orgulhosos de entregar na Rocket Lab. Clientes como a Kineis estão desbloqueando o potencial do espaço e estamos empolgados em dar a eles as ferramentas para fazer isso com oportunidades de lançamentos pequenos frequentes, dedicados e confiáveis."
 
O CEO da Kineis, Alexandre Tisserant, elogiou a precisão da missão: "As equipes da Kineis mais uma vez demonstraram suas capacidades técnicas como operadores de satélites, ao tomar controle desses cinco novos satélites com uma taxa de lançamento contínua. Esse feito não teria sido possível sem a precisão do Electron da Rocket Lab em colocar nossos satélites em suas posições planejadas."
 
"Com 15 satélites Kineis agora em órbita, estamos um passo mais próximos do lançamento completo da nossa constelação dedicada de IoT para transmissão de dados em tempo quase real, em qualquer lugar do mundo. Parabéns a todas as nossas equipes, que estão fazendo um trabalho incrível - e, não podemos esquecer, uma primeira para a Europa! Estamos igualmente empolgados com nossa segunda missão, AIS. Em um mercado que se consolida rapidamente, a Kineis está se estabelecendo como um ator soberano europeu, combinando expertise tecnológica e independência estratégica. Com nossa nova oferta AIS, fornecemos aos players do setor marítimo maior visibilidade sobre suas frotas, enquanto garantimos maior confiabilidade nos dados."
 
Este foi o terceiro de cinco lançamentos dedicados do Electron para a Kineis, apoiados por investimentos privados e públicos, incluindo o suporte da agência espacial do governo francês, CNES, e da CLS (Collecte Localisation Satellites). A constelação Kineis tem como objetivo possibilitar conectividade global de IoT, oferecendo transmissão de dados quase em tempo real com baixo consumo de energia. As aplicações da constelação incluem monitoramento de recursos hídricos, detecção de incêndios florestais, rastreamento de transportes e logística, e gerenciamento de infraestruturas e redes de energia em locais remotos.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários