O Lançamento do Foguete Europeu Ariane 6 Foi Adiado Para o Início de 2025
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: ESA/S. Corvaja
No dia de ontem (08/11), o portal SpaceNews anunciou que o segundo voo do Foguete Ariane 6 da Europa, e sua primeira missão comercial, foi adiado de dezembro para o início de fevereiro, anunciou a Arianespace em 8 de novembro.
De acordo com a nota do portal, a empresa afirmou em um comunicado que o próximo lançamento do foguete está agora projetado para ocorrer no primeiro trimestre de 2024, “a partir de meados de fevereiro”. O lançamento, o primeiro do foguete a ser supervisionado pela Arianespace, levará o satélite de reconhecimento CSO 3 para o exército francês.
Nos meses após o lançamento inaugural, em julho, que foi em sua maior parte bem-sucedido, autoridades da Arianespace e de outras organizações, como a Agência Espacial Europeia (ESA), esperavam que o segundo voo da espaçonave ocorresse antes do final deste ano, provavelmente em dezembro.
Em uma coletiva de imprensa realizada em meados de setembro, Stéphane Israël, diretor executivo da Arianespace, afirmou que a empresa esperava que o lançamento do Ariane 6 ocorresse em dezembro, logo após o retorno ao voo do Vega C. Esse lançamento está atualmente agendado para 3 de dezembro.
A coletiva de setembro coincidiu com uma atualização sobre a anomalia ocorrida no voo inaugural, que impediu que o estágio superior do foguete realizasse a queima final para reentrar na atmosfera. Engenheiros concluíram que uma medição de temperatura ultrapassou o limite que impediu a unidade de potência auxiliar (APU) do estágio de iniciar a operação antes da queima planejada, e que uma mudança no software resolveria esse problema.
No comunicado sobre a nova data de lançamento, a Arianespace não mencionou um único problema específico que tenha causado o adiamento. A empresa destacou que apenas um “pequeno número de desvios” nos dados foi observado durante o lançamento de julho, “que foram totalmente compreendidos e estão sendo tratados”. A mudança no software da APU foi implementada.
A empresa afirmou que os estágios principais e superiores ainda estão em suas fábricas na França e na Alemanha, respectivamente, e serão “em breve” transportados por navio para o centro de lançamentos na Guiana Francesa. A Arianespace acrescentou que está trabalhando nas preparações finais das instalações de lançamento para apoiar este lançamento e os próximos.
“Após o bem-sucedido voo inaugural em 9 de julho, as equipes da ArianeGroup e seus parceiros recuperaram e analisaram milhões de dados”, disse Martin Sion, diretor executivo da ArianeGroup, contratada principal para o Ariane 6, no comunicado. “A análise cuidadosa nos permitiu fazer uma série de ajustes em preparação para as futuras missões do Ariane 6 e confirmar a qualidade do desenvolvimento do novo lançador de carga pesada da Europa e sua capacidade de realizar todas as missões para todas as órbitas.”
Quando questionado sobre o status do Ariane 6 em uma coletiva de imprensa em 24 de outubro após uma reunião do Conselho da ESA, Josef Aschbacher, diretor-geral da ESA, afirmou que, como o próximo lançamento seria uma missão comercial conduzida pela Arianespace, ele se absteria de comentar sobre o cronograma. “Posso garantir que estamos em um bom caminho para os próximos lançamentos”, disse ele.
A Arianespace afirmou em seu comunicado que o novo agendamento do lançamento para meados de fevereiro não afetaria o cronograma das missões subsequentes, embora a empresa ainda não tenha divulgado um cronograma formal para esses futuros lançamentos. Steven Rutgers, diretor comercial da Arianespace, disse em setembro que a empresa espera realizar seis lançamentos do Ariane 6 em 2025.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário