A FAA dos EUA Atualiza a Revisão Ambiental Para o Aumento de Lançamentos do Starship
Prezados leitores e leitoras do BS!
Credito: SpaceX
No dia de hoje (24/11), o portal SpaceNews noticiou que uma análise ambiental atualizada da FAA dos EUA aproxima a SpaceX de aumentar a taxa de lançamentos de seu trambolho espacial Starship a partir do Texas.
De acordo com a nota do portal, a Administração Federal de Aviação (FAA) divulgou no dia 20 de novembro uma versão atualizada de uma avaliação ambiental preliminar sobre o aumento no número de lançamentos e aterrissagens anuais da Starship/Super Heavy a partir do seu local de testes Starbase, em Boca Chica, Texas. A avaliação examinou os impactos de até 25 lançamentos por ano, juntamente com 25 aterrissagens, tanto do foguete Super Heavy quanto do estágio superior Starship.
A divulgação do rascunho atualizado dá início a um período de comentários públicos que vai até o dia 17 de janeiro. A FAA realizará cinco reuniões públicas para coletar opiniões, quatro eventos presenciais no Texas no início de janeiro e um evento online no dia 13 de janeiro.
A agência havia planejado audiências públicas sobre uma versão anterior do rascunho em agosto, mas adiou as audiências. "A FAA está buscando informações adicionais da SpaceX antes de reagendar as reuniões públicas", disse a FAA na época, mas não entrou em detalhes.
A avaliação ambiental preliminar não fornece uma recomendação formal sobre a proposta de aumento no número de lançamentos. No entanto, a revisão não parece ter encontrado questões sérias que impediriam esse aumento.
A agência declarou no documento que, com base na sua avaliação dos impactos ambientais do aumento na taxa de lançamentos e aterrissagens, "a FAA concluiu que a modificação da licença de operação do veículo existente da SpaceX para as operações da Starship/Super Heavy está em conformidade com a documentação ambiental anterior, consistente com os dados contidos na Avaliação Ambiental Programática (PEA) de 2022, que não há mudanças ambientais significativas, e que todas as condições e requisitos pertinentes à aprovação anterior foram atendidos ou serão atendidos na ação atual."
A aprovação formal só ocorrerá após a conclusão do período de comentários públicos e a revisão dos comentários submetidos. A FAA não informou quanto tempo esse processo levará.
De acordo com uma análise ambiental anterior, a SpaceX tem permissão para realizar até cinco lançamentos de Starship/Super Heavy por ano a partir de Boca Chica. A SpaceX realizou o quarto lançamento deste ano no dia 19 de novembro, embora tenha sido necessário abortar a aterrissagem planejada do foguete Super Heavy de volta ao local de lançamento.
Em uma declaração após o voo, a SpaceX informou que cancelou a tentativa de captura do foguete de volta ao Starbase devido a um problema com a torre de lançamento, e não com o veículo em si, descoberto enquanto o foguete estava retornando. "Durante essa fase, verificações automáticas de saúde de equipamentos críticos na torre de lançamento e captura acionaram o aborto da tentativa de captura", afirmou a empresa.
O CEO da SpaceX, Elon Musk, disse no X, a rede social que ele também possui, que um problema de comunicação com a torre causou o aborto da captura. "Perdemos a comunicação com o computador da torre de lançamento", ele postou em 20 de novembro. "A captura provavelmente ainda teria funcionado, mas não tínhamos certeza, então optamos pela cautela."
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário