A Empresa GMV Concluiu o 'Projeto FASTNAV', Avançando na Navegação de Mútiplos Alcances Para Rovers Lunares Rápidos
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Credito: Página MONN Daily do portal Space Daily
No dia de ontem (09/11), a página MONN Daily do portal Space Daily noticiou que a GMV, uma empresa multinacional de tecnologia com sede na Espanha, concluiu o Projeto FASTNAV (Navegação de Múltiplos Alcances para Rovers Lunares Rápidos), apresentando um sistema de navegação que permite que rovers atinjam velocidades de 1 m/s — um feito inédito para veículos autônomos em superfícies planetárias. Financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA) por meio do Programa Geral de Apoio a Tecnologias (GSTP) e apoiado pela Agência Espacial do Reino Unido (UKSA), esse desenvolvimento marca um marco significativo para a futura exploração lunar.
De acordo com a nota do portal, em meio ao renovado interesse global pela exploração lunar, equipar rovers e outros veículos com tecnologias capazes de enfrentar terrenos desafiadores a velocidades mais altas tornou-se essencial. A capacidade de um rover percorrer distâncias superiores a 20 km em um único dia lunar (cerca de 14 dias terrestres) é considerada vital. O FASTNAV alcançou isso por meio de um paradigma de direção contínua, permitindo movimento constante sem a necessidade de paradas frequentes, aumentando assim a velocidade média de 0,13 m/s para 1 m/s.
O sistema de orientação, navegação e controle (GNC) do projeto integra visão computacional avançada e inteligência artificial, permitindo que o rover detecte obstáculos de forma autônoma e navegue em condições diversas. Além da exploração espacial, essa tecnologia tem aplicações potenciais em ambientes terrestres críticos, como busca e salvamento, mineração, instalações nucleares e monitoramento de infraestruturas.
Os testes iniciais começaram em junho na pedreira de Upwood, em Oxfordshire, onde a GMV avaliou a robustez e confiabilidade do sistema utilizando a plataforma RAPID, desenvolvida em um projeto anterior da ESA. Esses testes verificaram a capacidade da solução de percorrer longas distâncias de forma eficiente e de operar sob condições complexas. Testes subsequentes ocorreram em julho no Parque Natural Bardenas Reales, na Espanha, proporcionando um ambiente semelhante ao lunar para a avaliação adicional de desempenho e confiabilidade, especialmente do chassi e da suspensão.
Adaptações aprimoradas de aprendizado de máquina foram integradas ao sistema GNC após as fases de teste, refinando ainda mais sua capacidade de resposta e eficácia operacional geral. O principal desafio de engenharia foi desenvolver um sistema capaz de responder a obstáculos em tempo real, permitindo ajustes de trajetória sem a necessidade de parar.
Os resultados preliminares foram apresentados pela GMV na Conferência Internacional sobre Robótica Espacial (iSpaRo) em Luxemburgo. Steven Kay, líder de Robótica da GMV no Reino Unido e Líder Técnico de Conceitos Robóticos Avançados, destacou: "Os avanços realizados neste projeto abrem um amplo leque de oportunidades tanto em pesquisa e desenvolvimento quanto no setor comercial. Esses resultados não apenas representam um salto significativo na exploração espacial e, especificamente, na robótica espacial, mas também possibilitam aplicações em outros ambientes exigentes, como mineração, usinas nucleares e operações de resgate, onde a autonomia é crucial."
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