China Revelou Conceito de Foguete Totalmente Reutilizável Semelhante ao Starship da SpaceX

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: CCTV/captura de tela
Um modelo do estágio superior reutilizável de um foguete Long March 9 em exibição no Airshow de Zhuhai 2024.
 
No dia de ontem (14/11), o portal SpaceNews noticiou que o principal contratante espacial da China revelou um conceito de foguete totalmente reutilizável, semelhante ao Starship da SpaceX, projetado para apoiar suas ambições mais grandiosas no espaço.
 
De acordo com a nota do portal, o novo conceito para o design frequentemente renovado do foguete Long March 9 da China está em exibição no Airshow de Zhuhai, na província de Guangdong, que começou no dia 12 de novembro.
 
Um vídeo animado do novo conceito do Long March 9 mostra o grande primeiro estágio implantando aletas em forma de grade e realizando uma queima de reentrada. Ele então realiza uma queima de aterrissagem, mirando uma plataforma offshore, com trilhos móveis se fechando para capturar o estágio, com as aletas de grade logo acima ou descansando nos trilhos.
 
A SpaceX demonstrou a primeira captura de seu booster Super Heavy em outubro, com braços na plataforma de lançamento do foguete se contraindo para pegar o estágio logo abaixo das aletas de grade.
 
Outra seção do vídeo mostra um estágio superior semelhante ao Starship realizando uma reentrada e aterrissagem vertical após uma descida controlada, no conhecido "belly flop" (queda de barriga).
 

“O foguete de grande capacidade tem uma capacidade de 100 toneladas para órbita baixa da Terra e 50 toneladas para órbita de transferência lunar, o que pode atender às necessidades de lançamento de várias missões espaciais, desde órbitas baixas até exploração espacial profunda,” disse Chen Ziyu, designer da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento (CALT) da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), à mídia estatal China Central Television (CCTV).
 
Chen explicou que o Long March 9 será desenvolvido em duas fases: primeiro como um modelo de grande capacidade para aumentar o acesso ao espaço e, posteriormente, como uma configuração de dois estágios totalmente reutilizável para reduzir custos e aumentar a frequência de lançamentos.
 
“Nosso objetivo final é ter uma configuração totalmente reutilizável de dois estágios. E diferentes configurações podem ser adaptadas às necessidades de lançamento de missões para diferentes órbitas,” afirmou Chen.
 
A China tem trabalhado em um foguete super pesado há vários anos, mas o design passou por diversas mudanças. Os designs e modelos do Long March 9 da CALT evoluíram, desde um foguete descartável com combustível de querosene de 10 metros de diâmetro e quatro boosters laterais de 5 metros de diâmetro, até diversos projetos movidos a querosene e metano para reutilização, de acordo com apresentações aos oficiais da CALT.
 
Um foguete super pesado é crucial para os planos da China de construir sua Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS) na década de 2030. Também seria necessário para projetos potenciais, como uma estação de energia solar no espaço em órbita geostacionária. Um foguete reutilizável reduziria significativamente os custos e aumentaria a viabilidade.
 
A China também planeja construir pelo menos duas constelações de megaconstelações em órbita baixa da Terra, com cerca de 13.000 satélites cada. Um Long March 9 totalmente reutilizável, com sua alta capacidade de carga útil, também seria vantajoso para o lançamento desses satélites, assim como a SpaceX planeja usar seu Starship para colocar seus satélites Starlink em órbita.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários