Workshop Internacional Discutiu no PIT de São José dos Campos (SP), a Importância dos Recursos Espaciais in Situ Para o Futuro da Exploração Lunar
Prezados leitores e leitoras do BS!
No dia de ontem (25/11), o portal da nossa Piada Espacial Brasileira (AEB), noticiou que um Workshop Internacional discutiu recentemente no PIT de São José dos Campos-SP, a importância dos recursos espaciais in situ para o futuro da exploração lunar, em um diálogo internacional sobre os impactos dos recursos espaciais nos futuros ecossistemas espaciais que ,segundo a nota da AEB, foi promovido pela agência em pareceria com a Secure World Foundation.
Imagem: AEB
De acordo com a nota do portal, nos dias 21 e 22 de novembro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Secure World Foundation (SWF) coorganizaram o International Workshop on Space Resources: Perspectives for Future Ecosystems 2024. O evento, realizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos-SP, reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater as perspectivas regionais sobre como as atividades relacionadas a recursos espaciais contribuirão para o futuro desenvolvimento do setor espacial e seus potenciais benefícios.
Este workshop foi uma continuação temática do International Workshop on Space Resources Perspectives of Emerging Space Programs 2023, organizado pela SWF e por vários institutos de pesquisa coreanos em novembro de 2023 na cidade de Daejeon, Coreia do Sul.
O workshop teve como objetivo ampliar o debate sobre o futuro a longo prazo das atividades espaciais, promovendo a cooperação internacional e o diálogo sobre os benefícios que os recursos espaciais in situ podem oferecer à humanidade. No painel “Casos de Uso Futuro para Recursos Espaciais”, moderado pelo diretor da AEB, Rodrigo Leonardi, foram discutidas oportunidades para setores inovadores e disruptivos, como a agricultura e a mineração espacial, além da participação de organizações sul-americanas nessas atividades.
O presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, destacou a importância do evento no avanço das discussões científicas e tecnológicas relacionadas ao uso de recursos espaciais, e enfatizou as propostas nacionais que possuem sinergia com o tema, como a Missão SelenITA, em parceria com o ITA, e os estudos em agricultura espacial, desenvolvidos com a Embrapa. "A AEB se interessa profundamente pelo uso eficiente de recursos lunares e pelo papel do Brasil em uma política internacional universalista", afirmou Chamon.
O evento contou com palestras de keynote speakers dos EUA, apresentando o programa Artemis, e da China, discorrendo sobre o programa International Lunar Research Station (ILRS), além das contribuições de palestrantes de organizações governamentais, acadêmicas e do setor privado. O evento contou com a participação de representantes de organizações da África do Sul, Argentina, Brasil, China, Chile, Coreia do Sul, EUA, Itália e Uruguai. A agenda completa do evento encontra-se disponível no link.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário