O Rover Perseverance da NASA Descobre Peculiares 'Pedrinhas Brancas Brilhantes' na Superfície de Marte

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Página MARS Daily do portal Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (13/11), a página MARS Daily do portal Space Daily informou que durante sua recente exploração da borda da cratera, o Rover Perseverance desviou para investigar um campo estranho e disperso de pedras brancas brilhantes, o que despertou o interesse dos cientistas da equipe.
 
De acordo com a nora do portal, o Perseverance está subindo as íngremes encostas da borda da cratera de Jezero há mais de dois meses e, desde que se aproximou da borda da cratera, tem avistado pedras cada vez mais diversas e com aparências peculiares.
 
De volta ao canal de entrada de Jezero, Neretva Vallis, o Perseverance avistou uma série de grandes pedras coloridas no Monte Washburn e, mais recentemente, a equipe científica e a internet ficaram fascinados com o Castelo Freya — uma rocha listrada como uma zebra! No entanto, a borda da cratera ainda tem surpresas a oferecer... Justamente quando nós, humanos, nos preparávamos para o Halloween na Terra, um campo fantasmagórico de pedras brancas brilhantes apareceu na visão do Perseverance, na base de uma elevação na borda da cratera chamada "Mist Park", gerando um novo mistério para a equipe científica desvendar.
 
Na Terra, encontramos pedras brancas em uma ampla gama de ambientes geológicos, o que não é surpreendente, dado a diversidade de minerais claros que podem ser formados nos diferentes ambientes tectônicos do planeta. Em Marte, no entanto, com a ausência de tectônica de placas e uma crosta basáltica dominada por minerais escuros como olivina e piroxênio, as pedras brancas são uma descoberta rara. A equipe científica planejou várias observações usando os instrumentos de sensoriamento remoto do Perseverance para avaliar a composição dessas peculiares pedrinhas, incluindo imagens multiespectrais com o Mastcam-Z e o uso do laser do Supercam.
 
Esperançosamente, essas observações podem ajudar a entender como essas pedras brancas se formaram aqui, na borda da cratera. Infelizmente, nenhuma das pedras era grande o suficiente para ser inspecionada de perto com os instrumentos do braço robótico do Perseverance, mas a equipe está atenta à possibilidade de encontrar blocos ou afloramentos maiores dessa estranha litologia enquanto continuamos subindo a encosta.
 
Além da composição, outro mistério é como essas pedras chegaram até aqui. Os blocos são todos float (ou seja, pedras soltas, não em seu local original) e estão espalhados por apenas alguns metros quadrados.
 
Talvez elas sejam resíduos erosivos de algum tipo de veia ou camada rochosa resistente, onde as litologias mais suaves ao redor se erodiram? Ou será que esses blocos caíram da encosta a partir de uma exposição contínua de rocha basáltica que contém esse enigmático material branco? Quem sabe, mas o Perseverance continuará atento a mais desses blocos bizarros enquanto segue em direção ao topo das novas elevações...
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários