A ESA Informou Que a Etapa Superior do Foguete Ariane 6 Completou Teste Acústico no Centro da Agência na Holanda

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Imagem: Space Daily
Teste da etapa superior do Ariane 6 no ESTEC.
 
No dia de ontem (13/11), o portal Space Daily informou que a etapa superior do Foguete Ariane 6, o mais recente foguete da Europa, concluiu com sucesso sua fase final de testes no Centro de Pesquisa e Tecnologia Espacial da Europa (ESTEC) na Holanda, confirmando sua prontidão para o lançamento na variante com quatro propulsores, a versão mais poderosa do Ariane 6.
 
De acordo com a nota do portal, cinco testes realizados em diferentes intensidades acústicas validaram a capacidade da etapa superior de suportar as condições rigorosas de um lançamento com quatro propulsores. Os testes foram conduzidos pelas equipes da ArianeGroup e utilizaram um modelo que já havia participado de testes de ignição no centro de testes DLR, na Alemanha, em Lampoldshausen, de 2022 a 2024.
 
Os lançamentos de foguetes geram uma imensa energia sonora, e a etapa superior do Ariane 6 foi exposta a esse ambiente simulado na Grande Instalação Acústica Europeia (LEAF), o centro de testes acústicos mais poderoso da Europa, localizado na ESA. A instalação LEAF replica as condições acústicas de um lançamento de foguete, garantindo que a etapa superior consiga suportar as intensas ondas sonoras esperadas durante a decolagem.
 
O foguete Ariane 6 foi projetado para ser adaptável, oferecendo configurações com dois ou quatro propulsores, dependendo das necessidades da missão, com base no peso da carga útil e no destino. O voo inaugural do foguete, realizado em julho de 2024 com dois propulsores, entregou com sucesso sua carga útil em órbita. A configuração com quatro propulsores, prevista para 2025, gerará quase o dobro da força de impulso, sujeitando a etapa superior a 60% mais estresse acústico.
 
Posicionada a cerca de 34 metros acima dos motores do foguete, a Módulo de Propulsão Líquida Superior (UPLM) do Ariane 6 foi especialmente projetada para essas condições. Durante os testes, o módulo, com mais de seis metros de altura e a estrutura mais pesada já avaliada na LEAF, foi preenchido com uma mistura de água e glicerina para simular as condições de voo.
 
Equipado com 200 sensores, o modelo de teste registrou suas respostas às simulações acústicas, enquanto coberturas pretas imitavam as estruturas intertanques do foguete e o isolamento acústico. As paredes de meio metro de espessura e as portas seguras da LEAF foram essenciais para conter o ruído durante esses testes.
 
As últimas cenas do teste mostram a enorme câmara da LEAF com suas portas abertas após os testes acústicos, evidenciando a escala e o design robusto necessários para lidar com os testes de som mais intensos da Europa.
 
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