O Hubble Revelou Uma Galáxia Espiral Vista de Lado com Estrutura Ùnica

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de hoje (25/11), o portal Space Daily noticiou que o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA capturou uma impressionante imagem de UGC 10043, uma galáxia espiral localizada a aproximadamente 150 milhões de anos-luz de distância, na Constelação de Serpens. A galáxia é vista de lado, revelando uma silhueta nítida de seu disco, ao invés do padrão familiar dos braços espirais.
 
De acordo com a nota do portal, a partir desse ponto de vista, o disco de UGC 10043 aparece como uma linha distinta, com espessas faixas de poeira escura que obscurecem a luz das estrelas. Se observada de cima, essas formações de poeira provavelmente destacariam os braços espirais da galáxia. Apesar do efeito de obstrução da poeira, regiões brilhantes de formação estelar brilham, adicionando detalhes intrincados à imagem.
 
No centro da galáxia, há um bulbo luminoso, com formato de ovo, que se eleva de forma proeminente acima e abaixo do disco. Essa característica, típica das galáxias espirais, é composta por estrelas que orbitam o núcleo galáctico em trajetórias que se estendem além do plano do disco. No entanto, o bulbo de UGC 10043 é incomumente grande em comparação com seu disco. Essa discrepância de tamanho pode ser causada por material acumulado de uma galáxia anã próxima, o que também pode explicar a forma distorcida do disco, curvado para cima de um lado e para baixo do outro.
 
Como na maioria das imagens do Hubble, esta é uma composição criada a partir de múltiplas capturas feitas em diferentes comprimentos de onda. Notavelmente, os dados para esta imagem abrangem mais de duas décadas, com contribuições de observações realizadas em 2000 e 2023. A presença duradoura do Hubble não apenas permitiu novas e aprimoradas imagens, mas também estabeleceu um valioso arquivo de dados astronômicos de longo prazo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários