O Poderoso Radiobservatório FAST da China já Descobriu Mais de 1000 Novos Pulsares Desde o Início de Suas Operações
Caros leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia 27/11, o portal Space Daily noticiou que o Radiotelescópio Esférico de Rádio de Abertura de Quinhentos Metros (FAST) da China, o maior e mais sensível telescópio de rádio de abertura cheia do mundo, identificou mais de 1.000 novos pulsars desde o início de suas operações, anunciou seu operador na terça-feira.
De acordo com os Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências (NAOC), as descobertas de pulsars feitas pelo FAST superam as de todos os telescópios estrangeiros combinados durante o mesmo período.
Pulsars, que são estrelas de nêutrons que giram rapidamente, se formam a partir dos núcleos colapsados de estrelas massivas após explosões de supernovas. Essas entidades cósmicas emitem pulsações de radiação eletromagnética, frequentemente comparadas a faróis celestes devido aos seus sinais periódicos.
Han Jinlin, cientista do NAOC, destacou o potencial papel dos pulsars na navegação para a exploração interestelar. "Podemos medir com precisão as coordenadas dos pulsars no universo e monitorar as posições de fase dos sinais dos pulsars e suas relações de posição correspondentes, para que os humanos não se percam durante viagens interestelares", disse Han.
As descobertas do FAST incluem uma variedade de pulsars, como sistemas binários e pulsars de milissegundos, ampliando o escopo da pesquisa sobre sua formação e evolução. Essas descobertas aumentam significativamente a compreensão da humanidade sobre esses remanescentes estelares.
Localizado em uma depressão natural de karst na província de Guizhou, no sudoeste da China, a enorme área de recepção do telescópio equivale a 30 campos de futebol padrão.
O FAST iniciou suas operações em grande escala em janeiro de 2020 e abriu suas instalações para colaboração internacional em março de 2021.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário