A 'Vast Space' Assinou Um Acordo Com o Governo Tcheco Que Pode Permitir Que Um Astronauta Tcheco Voe em Uma Missão Futura da Empresa

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Vast Space
O CEO da Vast, Max Haot (à esquerda), aperta a mão do Ministro dos Transportes Tcheco, Martin Kupka, após assinar um memorando de entendimento para cooperar em missões futuras.
 
No dia de ontem (08/11), o portal SpaceNews noticiou que a desenvolvedora da estação espacial comercial Vast Space assinou um acordo com o Governo da República Tcheca que pode permitir que um astronauta tcheco voe em uma missão futura da empresa.
 
De acordo com a nota do portal, a Vast anunciou em 8 de novembro que assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Ministério dos Transportes Tcheco para explorar parcerias potenciais em futuros voos da empresa, bem como apoio à indústria espacial tcheca.
 
O acordo pode permitir o voo de Aleš Svoboda, um dos 12 astronautas de reserva selecionados pela Agência Espacial Europeia (ESA) em novembro de 2022. Esses astronautas de reserva não são membros em tempo integral do corpo de astronautas da ESA, mas são elegíveis para missões específicas. Um astronauta de reserva da ESA, Marcus Wandt, da Suécia, viajou para a Estação Espacial Internacional (ISS) na missão privada Ax-3 da Axiom Space no início deste ano, enquanto outro, Sławosz Uznański, da Polônia, está programado para ir à ISS na missão Ax-4, na primavera de 2025.
 
A Vast afirmou que Svoboda pode potencialmente voar em uma missão privada da empresa para a ISS ou para o Haven-1, a estação espacial comercial de módulo único que a Vast planeja lançar no final do próximo ano para visitas de curta duração com até quatro missões.
 
“Estamos empolgados em unir forças com a missão espacial tcheca e explorar oportunidades conjuntas de voo espacial para levar ciência, pesquisa e tecnologia da indústria tcheca para a órbita, além de, potencialmente, levar Aleš Svoboda à Estação Espacial Internacional ou ao Haven-1 a bordo de uma nave espacial SpaceX Dragon”, disse Max Haot, CEO da Vast, em um comunicado.
 
Svoboda poderia se tornar o segundo tcheco a ir ao espaço. Vladimir Remek, da então Tchecoslováquia, foi cosmonauta na missão Soyuz 28 em 1978, tornando-se a primeira pessoa, fora dos Estados Unidos e da então União Soviética, a ir ao espaço.
 
“O memorando demonstra nosso compromisso em avançar o setor espacial tcheco e inaugurar uma nova era de inovação e liderança tecnológica tcheca”, disse Martin Kupka, Ministro dos Transportes Tcheco, no comunicado.
 
A Vast assinou um MoU com a ESA em junho para explorar o uso potencial das estações espaciais comerciais da Vast pela agência e seus estados membros. Haot disse na época que o acordo abriria portas para que a Vast fizesse negócios com governos e empresas europeias tanto no Haven-1 quanto na maior estação espacial Haven-2, que a Vast está propondo ao programa NASA Commercial Low Earth Orbit Destinations.
 
O acordo também apoiaria a emergente indústria espacial da República Tcheca, embora o anúncio não tenha incluído detalhes específicos. "Eu trabalho de perto com a comunidade espacial tcheca há anos e sempre admirei sua inovação, compromisso e espírito colaborativo enquanto buscamos expandir os limites do que é possível no espaço", disse Andrew Feustel, ex-astronauta da NASA e agora conselheiro da Vast, no comunicado. "A Vast está bem posicionada para avançar nessa missão, combinando uma visão ousada com expertise técnica, e juntos podemos construir um futuro no espaço que inspirará as futuras gerações."
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários