Estudantes do Cearenses Foram a Convite ao 'Centro Espacial da NASA', Vivenciaram o Lançamento do 'Foguete Falcon 9' e Até Propuseram Uma Experiência Com Microgravidade Que Poderá Ser Levada a ISS
Prezados leitores e leitoras do BS!
Foto: Arquivo pessoal de Bernardo Carvalho
No dia de ontem (04/11), o portal do Jornal Diário do Nordeste de Fortaleza, informou que em outubro passado Estudantes do Cearenses foram ao Centro Espacial da NASA, vivenciaram o lançamento de um Foguete Falcon 9 da SpaceX e até propuseram uma Experiência com Microgravidade que poderá ser levada à Estação Espacial Internacional (ISS) para testes.
OBS: Sensacional, né verdade entusiastas do espaço? Parabéns a garotada cearense e aos seus orientadores. E o melhor disso tudo, parece não ter havido nenhum envolvimento da Piada Espacial Brasileira (AEB) nesse processo.
De acordo com a nota do portal, a Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia, chamada carinhosamente pelo nome em inglês de Journey, é um programa que consiste em cinco dias de atividades educacionais de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, conhecido também pela sigla em inglês STEM.
Organizado pelo Kennedy Space Center International Academy (KSCIA), o programa educacional internacional visa inspirar estudantes do Ensino Médio a seguir carreiras em áreas STEM, oferecendo uma experiência imersiva e prática, focada na exploração espacial.
Os alunos de um colégio privado situado no Bairro Quintino Cunha, em Fortaleza, foram convidados para o Journey 2024, que ocorreu na região da Costa Espacial da Flórida, nos Estados Unidos, em outubro.
Lá, eles tiveram curso de formação e aplicaram seus conhecimentos para fazer um rover, uma espécie de carro controlado remotamente para explorar a superfície de planetas e luas. O rover mais famoso hoje em dia é o Perseverance, que se encontra em Marte. Mas outro está sendo desenvolvido para explorar a Lua novamente.
Os alunos também estiveram em uma sala onde é simulada a superfície da Lua. Foi preciso utilizar máscara para não respirar os grãos de poeira muito finos.
Além de ver presencialmente o histórico foguete Saturno V, que levou o homem à Lua pela primeira vez em 1969, eles conheceram o astronauta John Herrington, que foi ao espaço em 2002.
Contudo, o mais impressionante, sem sombra de dúvidas, foi que eles flagraram o foguete Falcon 9 da SpaceX subindo em direção ao espaço. Geralmente, o Falcon 9 leva satélites para colocar em órbita.
Foto: Arquivo pessoal
Experimento Com Microgravidade
Com ajuda de familiares e amigos, os estudantes cearenses fizeram rifas e eventos para arrecadar fundos para a viagem. A escola Dom Felipe participa todos os anos, mas, desta vez, recebeu um convite para realizar um experimento científico no espaço dentro do programa chamado Jornada Internacional Expedição ISS - Missão 19.
A ISS, da sigla em inglês para Estação Espacial Internacional, é um verdadeiro laboratório no espaço onde o experimento deles poderá ser realizado. Os estudantes propuseram estudar o efeito da microgravidade nos ossos.
"A microgravidade é experimentada na ISS, onde o campo gravitacional da Terra é muito fraco e, em órbita, dá a sensação de gravidade zero."
Não é permitido enviar seres vivos no programa, então os alunos propuseram usar um material que imita o osso humano, já utilizado em aulas de Medicina. É realmente uma solução genial. Se selecionado, o experimento será feito por um astronauta. Estamos na torcidas por nossos futuros cientistas espaciais cearenses.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário