Rover Curiosity Registrou na Superfície de Marte Formação Intrigante que Parece Com Galhos Petrificados

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (06/06) no site “Canaltech”, destacando que o Rover Curiosity da NASA registrou nova formação intrigante na superfície do planeta Marte que parece com galhos petrificados. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Galhos Petrificados? Rover Curiosity Registra Nova Formação Intrigante em Marte 
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues 
06 de Junho de 2022 às 11h30 
Fonte: NASA, Via Futurism 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Mais uma vez o rover Curiosity, da NASA, registrou uma curiosa formação enquanto explora a cratera Gale em Marte. Na nova imagem publicada pela equipe da missão, registrada no mês passado pelo robô, aparecem algumas estruturas semelhantes a galhos petrificados — mas, até onde se sabe, o Planeta Vermelho jamais teve árvores.
 
Em 26 de maio, o Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) compartilhou a imagem em seu Twitter com os dois “espinhos” de rocha. "Aqui está outra pedra legal na cratera Gale em Marte!", acrescentou a publicação. O registro foi feito no dia 15 de maio pela câmera Mastcam do Curiosity.
 

Segundo o SETI, estes picos rochosos são provavelmente os “recheios cimentados” de antigas fraturas em uma rocha sedimentar. “O resto da rocha era feito de material mais macio e foi erodido", então o que sobrou foi o material das fraturas solidificado ao longo do tempo.
 
No mês passado, outra imagem registrada pelo Curiosity chamou grande atenção. Nela aparecia uma abertura em uma colina rochosa da cratera Gale semelhante a uma porta, com formato retangular quase perfeito. Posteriormente, a NASA explicou que a formação não passava de uma fratura natural na rocha.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS)
Imagem sem processamento dos "galhos petrificados" na cratera Gale.

Por enquanto, a NASA não disse nada sobre a nova imagem do Curiosity. Os cientistas planetários suspeitam que a cratera Gale, com cerca de 150 km de diâmetro, tenha sido formada pelo impacto de um grande meteoro há 3,7 bilhões de anos.
 
É o mesmo período do passado marciano em que se acredita que o Planeta Vermelho tenha sido coberto por grandes lagos e rios. Então, pode ser que os “galhos petrificados” registrados pelo Curiosity possam revelar uma parte deste passado geológico.

Comentários