A NASA Informou Que o 'Telescópio Espacial James Webb' Foi Atingido Por Micrometeoritos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (08/06) no site ‘Olhar Digital’, destacando que o Telescópio Espacial James Webb foi atingido por micrometeoritos.
 
Bom, espero mesmo que a NASA não tem cometido a estupidez de achar que isso não iria acontecer, e só resta ficar na torcida para que o Telescópio não tenha mesmo sido danificado e que possa ter uma vida útil bem longa.
 
Avante James Webb
 
Brazilian Space
 
Ciência e Espaço
 
Telescópio Espacial James Webb é Atingido Por Meteoritos 
 
Por Edson Kaique Lima 
08/06/2022 - 21h44 
Atualizada em 09/06/2022 - 00h53 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

A NASA informou na noite desta quarta-feira (8) que o Telescópio Espacial James Webb foi atingido por pequenos meteoritos entre 23 e 25 de maio. De acordo com a agência, o observatório sofreu um impacto em seus segmentos de espelho primários. 
 
Após as primeiras avaliações, foi constatado que o telescópio ainda está funcionando em níveis maiores que os necessários para continuar operando. No entanto, o impacto causou um efeito marginalmente detectável nos dados enviados pelo telescópio para a Terra. 
 
Imagem: Filip Cercek – Istockphoto
Telescópio está preparado para impactos como os que recebeu recentemente.

Ataques de pequenos meteoritos são inevitáveis em uma missão da magnitude da realizada pelo James Webb, e os impactos devem continuar a ocorrer durante toda a vida do telescópio no espaço. Esses eventos, inclusive, foram antecipados durante os testes realizados com o telescópio ainda no chão. 
 
“O espelho de Webb foi projetado para resistir ao bombardeio do ambiente micrometeoróide em sua órbita ao redor do Sol-Terra L2 de partículas do tamanho de poeira voando em velocidades extremas”, disse a NASA em comunicado à imprensa. 
 
Telescópio Está Pronto Para Isso 
 
Durante a construção, os engenheiros misturaram ataques reais e simulações para testar os espelhos. Porém, o impacto sofrido pelo observatório espacial foi maior do que o que os testes em solo poderiam prever, no entanto, o telescópio se saiu muito bem. 
 
“Sempre soubemos que o Webb teria que enfrentar o ambiente espacial, que inclui luz ultravioleta severa e partículas carregadas do Sol, raios cósmicos de fontes exóticas na galáxia e ataques ocasionais de micrometeoróides em nosso sistema solar”, disse o vice-gerente técnico de projetos da NASA, Paul Geithner. 
 
De acordo com a NASA, a capacidade de detectar e ajustar as posições dos espelhos permite a correção parcial do resultado dos impactos. Um simples ajuste de posição do segmento afetado pode cancelar uma parte da distorção causada pelo impacto do meteorito.

Comentários