Respeitem Essa Bandeira e ao Seu Povo, ou Então 'Peguem os Seus Bonés e Saiam de Mansinho'

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Por Duda Falcão
 
Pois então, de volta de meu retiro de São João no litoral norte de Salvador, acabei me batendo com essa curiosa notícia abaixo, postada que foi no dia de ontem (27/06) no site oficial da Força Aérea Brasileira (FAB). 
 
Pois então amigos leitores, eu sinceramente espero que o EMAER (sem muita esperança, é verdade), quando diz que foi ao DCTA para garantir o alinhamento estratégico entre as duas instituições, esteja na verdade, nas ‘entre linhas’, querendo dizer que visitou esta instituição da FAB para identificar falhas e posteriormente dar uma verdadeira chocalhada de gestão no DCTA como um todo, e principalmente no seu Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), instituição esta que não produz nada relacionado com o espaço há pelo menos uma década. 
 
Amigos, diferentemente de alguns profissionais do setor que acham que o IAE deveria ser extinto, eu tenho uma opinião diferente, pois acredito que a FAB precisa ter o seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na Área de Defesa voltado para as atividades espaciais, é imprescindível (a USAF, por exemplo, tem e não é um só) ainda mais nessa nova conjuntura mundial, onde diversos países já estão criando as suas Forças Espaciais. 
 
No entanto amigos leitores, para que esse choque de gestão possa funcionar e venha apresentar resultados, o COMAER e seus gestores precisam entender que nenhuma instituição (seja ela pública ou privada) funciona adequadamente sem uma gestão qualificada, moderna e voltada unicamente para a função para qual foi criada. Além disso, um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, devido as suas próprias peculiaridades, não pode ser conduzido sob o mesmo regime militar adotado em outras instituições militares, isto não funciona, é o mesmo que dá um tiro no próprio pé. 
 
Como parece que vocês se esqueceram disso, ou até mesmo nunca souberam, nesse momento, como cidadão brasileiro, me dirijo ao COMAER/EMAER pra informar que,  Programa Espacial se faz com UNIÃO (vide o Programa APOLLO), portanto não há lugar para ‘EGOS EXACERBADOS’, ‘INTERESSES PESSOAIS’ e ‘INVEJA’ de quem quer que seja, muito menos de gestores irresponsáveis e arrogantes. Nessa área não existe o ‘EU’, é sempre o ‘NÓS’, que neste caso é o povo brasileiro. Afinal ‘caras pálidas’, todos vocês estão a serviço desse povo, nunca se esqueçam disso. 
 
Pois é, e vale lembrar: Será que o exemplo do que ocorreu lá atrás com o ‘Coronel Lage’ não ensinou nada a vocês? Pois então ‘Caras Pálidas’, se essas condições de trabalho não dá para alguns de vocês, então ‘PEGUEM OS SEUS BONÉS E SAIAM DE MANSINHO’, e deixem o caminho para quem quer realmente produzir e apresentar resultados a sua sociedade, aquela mesma que paga os seus salários.
 
RESPEITEM ESSA BANDEIRA E AO SEU POVO
 
VISITA TÉCNICA 
 
DCTA Recebe Visita do Estado-Maior da Aeronáutica
 
O objetivo da visita foi de garantir o alinhamento estratégico entre o EMAER e o DCTA 
 
Por Aspirante Carolina Redlich 
Revisão: Tenente-Coronel Rocha 
Publicada em: 27/06/2022 - 20:35 
Fonte: DCTA 
Edição: Agência Força Aérea 
 
Fotos: DCTA
 
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), recebeu, nos dias 14 e 15 de junho de 2022, a visita do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de Oficiais-Generais e Oficiais para acompanhamento de projetos ligados às áreas de ciência e tecnologia.
 
Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar, Maurício Augusto Silveira de Medeiros e, logo pela manhã, as atividades planejadas tiveram início com uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e posterior apresentação do Diretor-Geral para tratativas sobre o Programa Espacial e o Planejamento Orçamentário anual.
 

Conforme o Diretor-Geral do DCTA, o objetivo da visita foi de garantir o alinhamento estratégico entre o EMAER e o DCTA, a fim de identificar se a governança exercida pelo EMAER, principalmente nos projetos a cargo do DCTA, está de acordo com as expectativas e cronogramas estabelecidos. “Tudo isso irá garantir a perfeita gestão desses projetos”, pontuou.
 
Após o almoço, as autoridades presentes seguiram para o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde assistiram a uma apresentação referente aos projetos desenvolvidos na Unidade, como o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) e o projeto IFFM4BR. Na oportunidade, a comitiva também conheceu a Divisão de Integração e Ensaios e o Laboratório de Ensaios em Propulsão (LEPR), que exerce papel fundamental no contexto do desenvolvimento de motores-foguete a propelente líquido e híbrido, uma vez que ele possibilita a comparação de resultados teóricos com observações empíricas.
 

No dia 15 de junho, quarta-feira, a programação teve continuidade no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), onde a comitiva visitou o Laboratório de Separação Isotópica a Laser (LASIL) e o Laboratório de Sensores a Fibra Óptica (LSFO), além da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica.
 
Posteriormente, no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), as autoridades foram recebidas pelo Diretor do Instituto para uma apresentação acerca da certificação, produção e andamento dos contratos de Offset dos dois principais vetores estratégicos do Comando da Aeronáutica, que são o F-39 Gripen e o KC-390 Millenium. Além disso, tratou-se do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA) e sua importância para a manutenção da confiabilidade e rastreabilidade metrológica no Comando da Aeronáutica (COMAER).
 
Seguindo para a parte final das atividades planejadas, a comitiva se deslocou ao Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) para conhecerem o simulador, ferramenta utilizada no Curso de Ensaios em Voo, bem como na preparação dos equipamentos para campanhas de ensaios.
 

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica falou sobre a importância da visita a um dos maiores pólos industriais do país. “Nós somos a Organização de Direção-Geral da Força Aérea Brasileira e eu digo sempre que esse G, de ‘Geral’, também é de ‘Governança’. Nossa atividade aqui, além de rever os institutos do DCTA, teve como foco identificarmos os produtos e projetos que são de real interesse da FAB, pois estamos trabalhando, dentro do Estado-Maior, para apoiar essas iniciativas”, concluiu.

Comentários