NASA Segue Tentando Concluir a Abertura dos Painéis Solares da Sua Sonda Espacial 'Lucy'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (14/06) no site “Canaltech”, destacando que engenheiros da  NASA segue tentando concluir a abertura dos Paineis Solares da sua Sonda Espacial Lucy.
 
O BS fica na torcida para que os engenheiros da NASA consigam obter sucesso nesta iniciativa, pois a Sonda Lucy será muito importante para obter dados sobre uma série de asteroides na órbita do gigante planeta Júpiter.
 
Avante LUCY 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço 
 
NASA Segue Tentando Concluir a Abertura dos Painéis Solares da Sonda Lucy
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues 
14 de Junho de 2022 às 17h30 
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: SwRI

Engenheiros da NASA continuam tentando completar a abertura de um dos painéis solares da sonda Lucy, que irá visitar uma série de asteroides na órbita de Júpiter. Em nota publicada em 8 de junho a equipe da missão forneceu uma atualização sobre o estado da sonda. E embora o resultado ainda não seja o esperado, há motivo para otimismo.
 
Lançada em outubro do ano passado, a sonda Lucy acionou seus dois grandes painéis solares circulares, projetados para se abrirem como leques e permanecerem travados na posição final. No entanto, enquanto o painel -Y se estendeu perfeitamente, o +Y se estendeu a apenas 347º quando deveria abrir em 360°.
 
(Imagem: Reprodução/Lockheed Martin)
A sonda Lucy tem dois grandes painéis solares circulares.
 
Em 9 de maio, a equipe da missão executou a primeira tentativa de abertura do painel solar. Os engenheiros comandaram a sonda a acionar seu motor de implantação dos painéis usando tanto os enrolamentos primário e de reserva do motor em simultâneo para gerar uma tração forte.
 
A atividade funcionou como o esperado e puxou ainda mais o cordão responsável por abrir o painel solar. A equipe seguiu operando o motor por uma série de intervalos para evitar o superaquecimento. Após a análise dos dados, observou-se que a implantação ocorria conforme os testes feitos em Terra.
 
Ainda assim, os dados revelaram haver mais cordão a ser retraído, então a equipe enviou os mesmos comandos no dia 12 de maio. Continuando o trabalho de abertura do painel solar, a atividade foi executada novamente em 26 de maio, seguindo o mesmo esquema das duas tentativas anteriores.
 
Mais uma vez, os dados mostram que o painel continuava se abrindo, então a sequência de comandos foi repetida em 2 de junho. “Embora a matriz ainda não tenha travado, os dados indicam que ela continuou a ser esticada e enrijecida durante a tentativa”, acrescentou a equipe.
 
(Imagem: Reprodução/Southwest Research Institute)
Caminho orbital que a sonda Lucy percorrerá durante toda sua missão.

Existem outras tentativas para concluir a implantação, mas não há garantia de que o painel solar travará na posição final. De todo modo, a abertura tem colocado a matriz sob maior tensão, ajudando a estabilizar o painel. “Mesmo que a matriz não trave, a rigidez adicional pode ser suficiente para voar a missão conforme planejado”.
 
A missão Lucy é a primeira a ser lançada para explorar os chamados asteroides troianos de Júpiter — “sobras” do Sistema Solar primitivo que podem conter informações sobre o início de nosso sistema planetário. Em 7 de junho, a sonda realizou uma manobra de correção de trajetória.
 
Esta foi a primeira de uma série de manobras que a Lucy fará para realizar a sua primeira assistência gravitacional com a Terra, prevista para acontecer em 16 de outubro.

Comentários