Ingenuity Faz 29º Voo em Marte Mesmo Após Perder Um de Seus Sensores de Direção
Olá leitores e leitoras do BS!
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (16/06) no
site “Canaltech”, destacando que o passarinho
da NASA, o pequeno helicóptero ‘Ingenuity’,
completou com êxito o seu 29º voo em Marte, mesmo após ter perdido um de seus sensores de direção.
Pois é amigos leitores,
sensacional, espetacular, vejam vocês como são eficientes os engenheiros e pesquisadores
envolvidos com esse projeto inovador da NASA.
Avante e vida longa para o Ingenuity
Brazilian Space
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Ingenuity Faz 29º Voo em Marte Mesmo Após Perder Um de Seus Sensores de Direção
Por Wyllian
Torres
Editado por Rafael Rigues
16 de Junho de 2022 às 11h45
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
Fonte: NASA/JPL-Caltech
O helicóptero Ingenuity, da NASA, realizou seu 29° voo em
Marte no fim de semana passado. É a primeira vez que a pequena aeronave decola
após perder um sensor de direção, equipamento fundamental para os voos.
A aeronave se manteve no ar por 66,6 segundos,
percorrendo uma distância de 179 metros a uma velocidade de 5,5 m/s, em direção
ao sudoeste da cratera Jezero para ficar mais próximo do rover Perseverance.
Há alguns dias, a equipe da missão observou que
quantidades crescentes de poeira combinadas com temperaturas diurnas mais
baixas e dias mais curtos estão reduzindo a produção de energia do helicóptero,
que passou a ser desligado durante a noite. No entanto, esta operação oferece
grande risco aos componentes, que não foram projetados para sobreviver a
tamanho frio: a temperatura interna da aeronave cai para 112 °C negativos.
Inclinômetro Simulado
Recentemente, enquanto a equipe realizava uma série de
verificações na aeronave antes de um novo voo, ela notou que um inclinômetro
parou de funcionar. Para voar em Marte, o Ingenuity se vale de três sensores:
uma unidade de medida inercial (IMU), que mede acelerações e inclinação em três
eixos; um telêmetro a laser, que mede a distância até o chão; e uma câmera de
navegação, que faz fotos do solo abaixo.
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS)
Os dados de todos estes sensores são processados por
algoritmos no computador de navegação do helicóptero. Mas, para que estes
algoritmos funcionem, eles precisam de uma estimativa de atitude e inclinação
do Ingenuity. E a inclinação é fornecida pelo inclinômetro, parte da IMU, que
parou de funcionar.
O Ingenuity não precisa do inclinômetro em si para voar,
mas, sem ele, seria preciso encontrar outra maneira de inicializar os
algoritmos de navegação antes da decolagem. Felizmente a equipe conseguiu fazer
uso criativo da IMU para fornecer os dados que faltam, permitindo que o
helicóptero remote os vôos.
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