Rússia Quer Retomar 'à Força' do 'Instituto Max Planck', o Controle do 'Telescópio eROSITA' Que Se Encontra em Órbita da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (08/06) no site “Canaltech”, destacando que a Rússia quer retomar ‘à força’ do ‘Instituto Max Planck de Física Extraterrestre’, sediado na Alemanha, o controle de ‘Telescópio eROSITA’ que se encontra atualmente em órbita da Terra. 
 
Pois então amigos, uma notícia muito ruim para a ciência espacial, fruto de uma guerra insana que só veio mesmo para atrapalhar o avanço tecnológico humano nesta nova fronteira.
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Rússia Quer Retomar à Força o Controle de Telescópio em Órbita da Terra
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues 
08 de Junho de 2022 às 13h45 
Fonte: DW 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: German Aerospace Center

A agência espacial russa (Roscosmos) está tentando tomar o controle de um telescópio em órbita da Terra. Batizado de eROSITA, ele foi construído pelo Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, sediado na Alemanha, e lançado em 2019 como parte do observatório Spektr-RG, em parceria com a agência espacial alemã (DLR).
 
O Spektr-RG contém dois telescópios: além do eROSITA há o ART-XC, um telescópio russo para observações de raios-X de alta energia. Mas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a Alemanha suspendeu a cooperação com a Roscomos e a decisão forçou o eROSITA a entrar em modo de segurança em 26 de fevereiro.
 
(Imagem: Reprodução/J. Sanders/H. Brunner/A. Merloni/E. Churazov/M. Gilfanov)
O eROSITA é responsável por mapear objetos como buracos negros e estrelas de nêutron pelo universo.
 
Agora, o diretor da Roscomos, Dmitry Rogozin, pretende recuperar o controle do telescópio. Em uma recente entrevista à TV estatal russa, conforme relatado pelo portal alemão Deutsche Welle, Rogozin disse ter dados instruções para que as atividades do Spektr-RG fossem retomadas.
 
O diretor da Roscomos acrescentou que: "apesar da exigência da Alemanha de fechar um dos dois telescópios, especialistas russos insistem em continuar seu trabalho". Por outro lado, as autoridades alemãs alertam sobre o perigo de reativar o eROSITA sem a participação do instituto.
 
O diretor do Instituto Max Planck, Rashid Sunyaev, disse que se o instrumento alemão for reativado sem permissão, corre o risco de ser permanentemente danificado. Ainda assim, Rogozin parece empenhando em reativar o telescópio, localizado a quase 1 milhão de km de distância da Terra.

Comentários