Novas Informações: 'Innospace' Lançará Foguete a Partir do Brasil em Dezembro

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (18/06) no site ‘Cavok Brasil’ destacando que a empresa sul-coreana Innospace lançará um foguete a partir do Brasil em dezembro deste ano. 
 
Bom leitor, apesar dessa notícia não ser mais novidade nenhuma, a matéria do site Cavok Brasil trás algumas informações passadas pelo risonho presidente da nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) que coloca o PEB em mais um ‘mar de incertezas’ quanto ao seu sucesso comercial. 
 
Segundo o Sr. Carlos Moura, apesar desse anuncio da Innospace que, vale lembrar, não é garantia nenhuma de sucesso (até porque amigos leitores essa empresa sul-coreana ainda não tem nenhum histórico de resultados práticos nessa área de foguetes orbitais), das quatro empresas selecionadas em 2021 para atuarem comercialmente de Alcântara, ou seja: 
 
* a canadense C6 Launch só planeja realizar um lançamento de Alcântara em 2023 e essa empresa também não tem ainda nenhum histórico nessa área de foguetes orbitais; 
 
* a americana Hyperion desistiu das negociações com o Brasil, vindo então a Innospace assumir o lugar para se tornar a operadora da principal área de lançamento da base de Alcântara; 
 
* a americana Orion AST que planejava realizar lançamentos inicialmente destinados à coleta de lixo espacial, ainda não fez nenhum progresso; e 
 
* a americana Virgin Orbit que pretendia usar a pista existente de 2,6 km de Alcântara para o seu Boeing 747 (Cosmic Girl), e assim decolar e lançar foguetes que colocassem smallsats em órbita terrestre baixa, mas que sequer ainda deu sinal de vida. 
 
Bom leitor diante desta situação, as coisas não parece estar caminhando muito bem lá pelos lados do CEA, e caso essa iniciativa venha dar 'xabu', quem serão os responsabilizados por mais esse vexame no âmbito do Programa Espacial Brasileiro???? 
 
Brazilian Space 
 
ESPAÇO
 
Innospace da Coreia do Sul Lançará Foguete a Partir do Brasil em Dezembro 
 
A Innospace testará seu foguete com um lançamento experimental do centro espacial de Alcântara. 
 
Por Fernando Valduga 
18/06/2022 - 13:22 
Fonte: Reuters 
Via Cavok Brasil - https://www.cavok.com.br 
 

A empresa aeroespacial e de defesa sul-coreana Innospace será a primeira empresa privada a enviar um foguete a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no norte do Brasil, em dezembro, disse o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, no dia 17 de junho. 
 
A Innospace, que planeja tornar os lançamentos de pequenos satélites de baixo custo mais acessíveis de vários locais ao redor do mundo, ainda está desenvolvendo seu foguete e o testará com um lançamento experimental de Alcântara, disse Moura em entrevista. 
 
A start-up sul-coreana está desenvolvendo um foguete híbrido movido a combustível sólido e líquido e testará o veículo em um voo suborbital que transportará uma carga útil do sistema de navegação inercial para a Força Aérea Brasileira (FAB) que opera a base de Alcântara, a disse a agência brasileira. 
 
O Brasil espera obter uma fatia do mercado de lançamentos de pequenos satélites, em rápido crescimento, oferecendo sua base em Alcântara, cuja localização na costa atlântica na linha do equador reduz os custos de combustível, pois os satélites não precisam viajar tão longe para entrar em órbita. 
 
A empresa norte-americana de foguetes Hyperion desistiu das negociações com o Brasil e a Innospace assumiu o lugar para se tornar a operadora da principal área de lançamento da base de Alcântara, comandada pela Força Aérea Brasileira (FAB). 
 

A empresa aeroespacial canadense C6 Launch Systems Inc, que no ano passado obteve uma licença de operadora brasileira, planeja um lançamento de Alcântara em 2023, enquanto a Orion AST, com sede na Virgínia, que planeja lançamentos inicialmente destinados à coleta de lixo espacial, não fez nenhum progresso, disse Moura. 
 
A Virgin Orbit do bilionário Richard Branson também obteve uma licença para operar no Brasil e usará a pista existente de 2,6 km de Alcântara para seu Boeing 747, Cosmic Girl, para decolar e lançar foguetes que colocam smallsats em órbita terrestre baixa. 
 
Moura disse que as empresas menores de satélites estão tendo dificuldade em reservar lançamentos de sites existentes, com listas de espera de dois a três anos, então Alcântara pode se tornar uma alternativa. 
 
Embora Elon Musk tenha visitado o Brasil recentemente, sua SpaceX não tem planos de investir em uma nova instalação como Alcântara e continuará trabalhando em sites existentes nos Estados Unidos, disse Moura. 
 
Mas se o número de voos da SpaceX aumentar rapidamente e o governo dos EUA decidir construir uma instalação no norte do Brasil, isso pode mudar, disse ele.

Comentários

  1. BS eu toda vez que vejo essa torre de lançamento do CLA , eu me pergunto para que se construiu , se até hoje nunca se lançou um foguete orbital ?

    esse fogo de palha de 4 empresas espaciais no Brasil para lançar foguete está me parecendo apenas política

    o ex. ministro Marcos Pontes deu sorte e já caiu fora , se der BO ele estará morando nos EUA e nós sonhadores do PEB ficaremos aguardando mais um Messias para salvar a AEB

    sabe de uma , eu já joguei a toalha ! , não tenho mais esperança , sempre procuro notícias , e é entra ano e sai ano e nada muda , essa torre de lançamento existe só para se tirar fotos e enganar Brasília para pedir mais dinheiro para os brinquedos espaciais , exemplo foguete de treinamento que sobe 30 Km , me faça uma garapa com limão e mel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário