IEAv e FUNCATE Assinam Convênio no Âmbito do Projeto CSIO - Fase 1

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Por Duda Falcão 
 
Pois então, segue abaixo a nota oficial postada recentemente no site do ‘Instituto de Estudos Avançado (IEAv)’ informando que no dia 19/05 foi assinado um Convênio entre esta instituição e a ‘Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE)’ para apoio e suporte desta fundação na gestão administrativa e financeira do "Projeto Calibração de Sensores Imageadores Orbitais e Aerotransportados – CSIO - Fase 1". 
 
Pois então, sinceramente espero que o IEAv de hoje esteja sendo bem gerenciado como era na época do Cel. Av. Lester de Abreu Faria, pois as tecnologias de vanguarda que neste instituto estão sendo desenvolvidas são de extrema importância para a operacionalização efetiva da FAB na proteção do nosso país, e o COMAER, bem como os Comandos do Exercito (CEX) e da Marinha (CM) precisam entender definitivamente que não existe mais proteção aérea, territorial e naval no mundo moderno sem o emprego da tecnologia espacial. 
 
Diante deste novo quadro mundial amigos leitores, me parece que a participação conjunta do ‘Centro Tecnológico do Exército (CTEx)’, do ‘Instituto Militar de Engenharia (IME)’, do Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP)’ e do ‘Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM)’, ao lado de instituições como o IEAv, IAE e o CEI/ITA, bem como dos órgãos de inteligência do país (passo crucial) será de fundamental importância para preparar tecnologicamente as nossas Forças Armadas para este novo desafio que é o uso da tecnologia espacial em suas Missões de Defesa. 
 
No entanto, sem uma gestão qualificada e desprovida de egos, sem pessoas de visão planejando os passos a serem seguidos, sem uma metodologia adequada e moderna para a área de desenvolvimento dentro desses órgãos, e sem um real compromisso de todos (ai incluindo Ministério da Defesa, os Comandos das Três Forças Armadas, o Poder Executivo e essa ‘Casa da Vergonha’ em Brasília), continuaremos vendendo fantasias ao nosso povo, beneficiando alguns oportunistas de plantão que militam pelos bastidores deste setor, e pior, nos colocando irresponsavelmente em uma posição cada vez mais vulnerável aos perigos imponderáveis que sempre assolam a Comunidade Internacional. 
 
IEAv e FUNCATE Assinam Convênio 
 
Fonte: IEAv 

Na última quinta-feira, dia 19/05, o IEAv e a FUNCATE assinaram o convênio para apoio e suporte da fundação na gestão administrativa e financeira na execução do projeto “Calibração de Sensores Imageadores Orbitais e Aerotransportados – CSIO - Fase 1”.
 
O CSIO tem por objetivo construir um sítio de Calibração Radiométrica capaz de prover as condições necessárias para desenvolver os procedimentos de Calibração Radiométrica de Sistemas Sensores Imageadores de Sensoriamento Remoto Óptico de alta resolução espacial, seja em plataformas Orbitais (como as do Sistema Carponis) ou aerotransportadas. O desenvolvimento deste projeto elevará a capacidade operacional da FAB nas mais diversas aplicações que envolvem sensores remotos eletro-ópticos. O CSIO deverá qualificar e capacitar recurso humano em áreas estratégicas do setor espacial.
 
O IEAv agradece a FUNCATE pela concretização de mais um convênio entre nossas instituições, contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico do país e com a ampliação da capacidade operacional da FAB.

Comentários

  1. Boa tarde, hoje o youtube me mostrou alguns vídeos do canal de vocês sobre o projeto de foguetes de combustível líquido desenvolvido pelo IEAv há 10 anos. Será que o projeto morreu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego Tarses Cardoso!

      Morreu sim, alias infelizmente como quase tudo que diz respeito a esse instituto da FAB, o que é muito triste. Hoje a 'galinha dos ovos de ouro' da FAB (pelo menos para aqueles que realmente buscam por resultados) é o 'Centro Espacial ITA (CEI)', que fica locado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) sob a coordenação do grande pesquisador 'Dr. Luís Eduardo Vergueiro Loures da Costa'. Entretanto eles ainda não trabalham com foguetes e suas tecnologias associadas, somente satélites, mas acredito que isso possa mudar em breve.

      Excluir

Postar um comentário