China Anuncia Ter Criado Mapa da Lua Com Detalhes Sem Precedentes

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (14/06) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a China criou uma Mapa da Lua com detalhes sem precedentes.
 
Pois é, vejam aí amigos leitores mais um gol dos chineses. Enquanto na República das Bananas o presidente da AEB vive vendendo fantasias para a mídia e sociedade ignorantes do país, a China dá saltos cada vez maiores no espaço.
 
Brazilian Space
 
Ciência e Espaço 
 
China Cria Mapa da Lua Com Detalhes Sem Precedentes
 
Por Flavia Correia 
Editado por André Lucena 
14/06/2022- 19h30 
Atualizada em 14/06/2022 - 21h40 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Informações captadas durante os últimos 15 anos pelo Programa de Exploração Lunar da China serviram de base para o desenvolvimento do mais detalhado mapa da Lua já produzido até hoje. Em termos de características geológicas, ele é mais avançado do que aquele produzido pela NASA com base em observações do altímetro laser do Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). 
 
O novo mapa de alta resolução da Lua foi complementado por dados de missões internacionais de exploração dos EUA, Japão e Índia, e revela camadas geológicas, características estruturais e uma cronologia da superfície lunar. 
 
Imagem: NSSC/CAS
O mapa lunar em escala 1:2.500.000 divulgado pela Academia Chinesa de Ciências.

Nele, constam 12.341 crateras de impacto, 81 bacias de impacto, 17 tipos de rochas e 14 tipos de estruturas variadas. 
 
De acordo com a equipe de pesquisa responsável pelo mapa, que faz parte de um estudo publicado recentemente no periódico Boletim científico, o gráfico “reflete a evolução da crosta lunar sob processos ígneos, impactos catastróficos e atividades vulcânicas”. 
 
Estruturado em projeção de Mollweide (um tipo de exibição cilíndrica), o mapa cria uma visão elíptica da Lua. Também foram criadas versões em projeções estereográficas, centradas nos polos norte e sul do satélite natural da Terra. 
 
É possível fazer o download dos arquivos no site do Centro Nacional de Ciência Espacial, pertencente à Academia Chinesa de Ciências. 
 
Segundo os autores, os pesquisadores podem usar o novo trabalho para produzir mais mapeamento geológico lunar, além de servir para a seleção de locais de pouso para futuras missões de exploração.

Comentários