'Lixo Espacial Russo' Forçou 'Semana Passada' o Deslocamento da Estação Espacial Internacional

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada hoje (20/06) no site ‘Olhar Digital’, destacando que na última quinta-feira (16/06) um pedaço de 'Lixo Espacial Russo' forçou o deslocamento da Estação Espacial Internacional (ISS).
 
Pois é amigos leitores, essa questão do Lixo Espacial e a falta de responsabilidade de algumas nações com esta questão está colocando as atividades espaciais em risco, e iremos debater um pouco mais sobre essa noticia na nossa próxima coluna semanal 'Espaço Semanal', fiquem atentos!
 
Brazilian Space
 
Ciência e Espaço 
 
Lixo Espacial Russo Força Deslocamento da Estação Espacial Internacional
 
Por Flavia Correia 
20/06/2022 - 11h02 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Em novembro do ano passado, a Rússia executou um teste antissatélite que causou consequências para a Estação Espacial Internacional (ISS) e até para os satélites Starlink. Na ocasião, uma análise feita pela empresa norte-americana LeoLabs, especializada em segurança e monitoramento da órbita baixa da Terra, sinalizou que os fragmentos podem representar risco de colisão por décadas. 
 
Imagem: Vadim Sadovski/Shutterstock
A Estação Espacial internacional (ISS) precisou ter sua órbita levemente elevada para não correr o risco de colidir com detritos espaciais.

Na última quinta-feira (16), um pedaço de lixo espacial derivado do mesmo teste russo, que destruiu um satélite soviético inativo chamado Cosmos 1408, forçou a ISS a manobrar para evitar uma colisão. A agência espacial russa Roscosmos usou a nave de carga Progress MS-20 (da missão Progress 81), que está ancorada no laboratório orbital desde o início do mês, para mover a estação. 
 
“Confirmo que às 22h03, hora de Moscou, os motores da nave de transporte russa Progress MS-20 realizaram uma manobra não programada para evitar uma aproximação perigosa da Estação Espacial Internacional com um fragmento da espaçonave Kosmos-1408”, escreveu o chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, no Telegram. 
 
Um vídeo da atividade foi divulgado pela agência no mesmo serviço de mídia social e compartilhado por alguns usuários no Twitter, como Katya Pavlushchenko, que se descreve como uma “entusiasta da exploração espacial”. 
 


De acordo com o site Space.com, a cápsula Progress disparou seus propulsores por 4 minutos e 34 segundos para mover o complexo orbital para longe da trajetória do lixo espacial, elevando ligeiramente a órbita da estação. 
 
Nenhum dos tripulantes da ISS esteve em perigo, e a manobra não teve impacto nas operações da estação, segundo comunicado da NASA, que explicou que a ação foi crucial. “Sem a manobra, previa-se que o fragmento poderia ter passado a cerca de 800 metros da estação.

Comentários