Blue Origin Realiza Com Sucesso o Seu '5º Voo Suborbital' e 'Victor Hespanha' Se Torna o Segundo Brasileiro a Ir Para o Espaço

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (04/06) no site ‘Olhar Digital’, tendo como destaque o voo bem sucedido da Missão NS-21 (New Shepard 21) da empresa Blue Origin que levou ontem seis passageiros, e entre eles, o Turista Espacial Brasileiro Victor Correa Hespanha, para um passeio inesquecível ao espaço há pouco mais de 100 km de altitude.
 
Pois então amigos leitores, não foi exatamente um voo primeira linha como o do ex-ministro astronauta Marcos Pontes que passou oito dias abordo da ISS, mas nem por isso deixou de ser espetacular. Acompanhei desde o inicio este lançamento, e realmente essa espaçonave New Shepard é sensacional e confirmou mais uma vez a sua segurança, coisa que deverá atrair cada vez mais interessados em participar de um voo como este.
 
Vale lembrar que a empresa Blue Origin que continua na busca de igualar e quem sabe até superar os feitos no espaço de sua empresa concorrente, a SpaceX, já trabalha num novo foguete para cargas orbitais chamado ‘New Glenn’. 
 

Uma comparação do New Glenn com outros foguetes orbitais disponiveis com o fantastico Foguete Saturno V do Programa Apollo.

Bem como também em uma parceria denominada ‘National Team’ formada em conjunto com as empresas ‘Lockheed Martin’, ‘Northrop Grumman’ e a ‘Draper’, vem propondo a NASA (desde dezembro de 2020) um projeto denominado 'Human Landing System/ Sistema de Pouso Humano', um módulo de pouso lunar tripulado para atender as necessidades do ‘Programa Artemis’. Veja baixo. 
 
A parte de baixo da espaçonave em dourado seria a parte que caberia a Blue Origin nesta parceria. 
 
Além disso, em projeto solo, a empresa já vem trabalhando também em um módulo de pouso flexível denominado ‘Blue Moon’, para a entrega de uma ampla variedade de cargas úteis pequenas, médias e grandes na superfície lunar. Veja abaixo. 
 

No entanto, enquanto a SpaceX perde tempo e recursos com a sua espaçonave do Universo Flash Gordon, a Starship, a Blue Origin também peca em não ter pensado no desenvolvimento de uma espaçonave orbital similar a ‘Dragon Crew’ de sua concorrente, bem como também de não ter oferecido a NASA (pelo menos que eu saiba) a opção de uma espaçonave capaz de realizar uma trajetoria translunar e transmarciana. 
 
Ciência e Espaço
 
Sucesso! Blue Origin Faz 5º Voo Suborbital e Victor Hespanha Se Torna o Segundo Brasileiro a Ir Para o Espaço 
 
Por Lucas Barreto 
04/06/2022 - 10h35 
Atualizada em 04/06/2022 - 16h20 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Neste sábado (4), a Blue Origin completou com sucesso seu quinto voo tripulado. A missão, chamada NS-21 (por ser o 21º voo de um veículo New Shepard na contagem geral da empresa), levou seis passageiros para um passeio inesquecível a pouco mais de 100 km de altitude. Originalmente programada para o dia 20 de maio, a viagem foi adiada em razão de problemas técnicos identificados na espaçonave. 
 


O foguete decolou do Launch Site One da Blue Origin, em Van Horn, oeste do estado norte-americano do Texas, às 10h26 (pelo horário de Brasília), 26 minutos depois do previsto. Entre os tripulantes estava o engenheiro de produção civil Victor Correa Hespanha, agora, oficialmente, o segundo brasileiro da história a ir para o espaço. O primeiro foi o ex-astronauta e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes 
 
Victor conquistou seu assento por meio de um sorteio realizado pela Crypto Space Agency (CSA), após adquirir três NFTs (token não-fungíveis) pela plataforma. Clique aqui e saiba mais sobre o sortudo, que concedeu uma entrevista ao Olhar Digital logo que seu nome foi anunciado pela Blue Origin. 
 
Imagem: Blue Origin.
Victor Hespanha experimentando seu assento no interior da cápsula New Shepard no treinamento que precedeu o voo.

Além do brasileiro, também estavam a bordo da espaçonave: o engenheiro e investidor Evan Dick, a ex-líder de testes da NASA e primeira pessoa do México a ir para o espaço, Katya Echazarreta, o piloto de jatos corporativos e empresário Hamish Harding, o também empresário e caçador de aventuras Jaison Robinson e o comandante aposentado da Marinha norte-americana e explorador Victor Vescovo, que é cofundador da empresa de investimento em capital privado Insight Equity. 
 
Imagem: Blue Origin – Divulgação. 
Os seis membros da missão NS-21, o quinto voo tripulado da Blue Origin.

Poucos minutos depois da decolagem, o primeiro estágio do foguete aterrissou verticalmente próximo ao local de lançamento, seguido pela cápsula RSS First Step, que pousou no deserto com a ajuda de paraquedas. 
 
Assim como nas missões anteriores, o NS-21 foi um voo suborbital. Isso significa que a cápsula e seus tripulantes seguiram uma trajetória parabólica, subindo até uma altitude máxima de 106,9 km e descendo logo em seguida. Não há “voltas” ao redor da Terra, ao contrário dos voos orbitais como os executados pela SpaceX, que têm no mínimo 90 minutos (tempo de uma órbita) de duração. 
 
Esse foi o segundo voo da Blue Origin em 2022, na sequência da missão NS-20, ocorrida em março. Em missões tripuladas anteriores, a empresa levou ao espaço seu fundador, o bilionário Jeff Bezos, além da pessoa mais jovem a ir ao espaço (o holandês Oliver Daemen, com 18 anos), a pessoa mais idosa (o ator William Shatner, com 91 anos) e Laura Shepard, filha do astronauta Alan Shepard, o primeiro norte-americano a fazer uma viagem espacial.

Comentários

Postar um comentário